Android Geek
O maior site de Android em Português

Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos seus utilizadores

O Facebook acumula registos de chamadas e dados SMS de dispositivos Android há anos. Vários utilizadores do Twitter relataram encontrar dados referentes a meses ou anos de dados do histórico de chamadas no seu arquivo de dados do Facebook do qual podem fazer download. Vários utilizadores do Facebook ficaram assustados com o recente escândalo de privacidade da Cambridge Analytica, fazendo com fizessem Download de todos os dados que o Facebook armazena das suas contas. Os resultados foram alarmantes para alguns.

Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos seus utilizadores 1

"O meu arquivo zip com o histórico do Facebook contém informações sobre todas as chamadas de smartphone e SMS que fiz durante cerca de um ano", diz o utilizador do Twitter Mat Johnson. Outro, Dylan McKay, diz que “todo o meu histórico de chamadas estava guardado”. Outros encontraram um padrão semelhante, onde parece que contactos próximos, como membros da família, são os únicos guardados nos registos de chamadas do Facebook.

Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos seus utilizadores 2

A Ars Technica informa que o Facebook solicita acesso a contatos, dados SMS e histórico de chamadas em dispositivos Android para melhorar o algoritmo de recomendação de amigos e distinguir entre contatos comerciais e verdadeiras amizades pessoais. O Facebook parece estar a recolher esses dados através do aplicativo Messenger, que frequentemente solicita que os utilizadores do Android substituam o cliente SMS padrão.

De qualquer forma, fica claramente um alerta quando vemos que alguns utilizadores encontraram dados do seu histórico de chamadas armazenados nos servidores do Facebook.

O Facebook respondeu às descobertas, mas a empresa afirma que é normal que os aplicativos acedam ao histórico de chamadas quando você enviamos contactos para redes sociais. “A parte mais importante dos aplicativos e serviços que ajudam a fazer conexões é facilitar a localização das pessoas com as quais se desejam conectar”, diz um porta-voz do Facebook, em resposta a um pedido de esclarecimento da Ars Technica. "Portanto, na primeira vez que fazemos login no smartphone para usar um aplicativo de mensagens ou social, é uma prática amplamente usada começar a recolher os contactos do seu telefone."

Estou chocada!

O mesmo registo de chamadas e coleta de dados SMS ainda não foi descoberto em dispositivos iOS. Embora a Apple permita que alguns aplicativos especificios acedam a estes dados de maneiras limitadas, esses aplicativos precisam ser especificamente activados por meio de um processo semelhante ao de activação de teclados de terceiros. A maioria dos aplicativos para iOS não pode aceder ao histórico de chamadas ou mensagens SMS, e o aplicativo para iOS do Facebook não pode recolher esses dados em um iPhone.

O Facebook pode precisar responder algumas perguntas adicionais sobre essa coleta de dados, especialmente quando começou e se os utilizadores Android realmente entendiam quais os dados que estavam a fornecer ao Facebook ao permitir o acesso ao telefone e SMS numa caixa de diálogo de permissões do Android ou no próprio Facebook.

Podem seguir o tutorial abaixo para fazerem Download do vosso próprio arquivo de dados do Facebook.

Passo 1: Solicitar os dados

O primeiro passo é solicitar os dados:

1. Aceder ao Facebook no seu computador

2. Posteriormente ir a definições.

3. No final da secção de definições encontram uma opção que diz “Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook”.

4. Após dar um clique nessa opção abre-se uma nova janela onde apenas terá de carregar no botão Começar.

Quando carregar no botão de começar terá de introduzir a palavra-passe da sua conta.

 

 

VIA

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais