Facebook está a bloquear contas que não ativaram Facebook Protect

No início de Março, vários utilizadores do Facebook receberam um e-mail misterioso, semelhante ao spam, intitulado “A sua conta requer segurança extra da Facebook Protect” e dizendo-lhes que eram obrigados a activar a funcionalidade Facebook Protect (o que podiam fazer carregando num link no e-mail) até uma determinada data, ou que ficariam bloqueados fora da sua conta. O programa, segundo o Facebook, é um programa de segurança para grupos de pessoas que são mais susceptíveis de serem alvo de hackers maliciosos, tais como defensores dos direitos humanos, jornalistas e funcionários governamentais.

Se for um dos muitos utilizadores do Facebook que não activaram a Facebook Protect, pode ter sido bloqueado fora da sua conta. Aqui está o que precisa de saber.

No início de Março, vários utilizadores do Facebook receberam um e-mail misterioso, semelhante ao spam, intitulado “A sua conta requer segurança extra da Facebook Protect” e dizendo-lhes que eram obrigados a activar a funcionalidade Facebook Protect (o que podiam fazer carregando num link no e-mail) até uma determinada data, ou que ficariam bloqueados fora da sua conta.

Facebook está a bloquear contas que não ativaram Facebook Protect 1

O programa, segundo o Facebook, é um programa de segurança para grupos de pessoas que são mais susceptíveis de serem alvo de hackers maliciosos, tais como defensores dos direitos humanos, jornalistas e funcionários governamentais. Monitoriza estas contas de ameaças de hacking e protege-as com autenticação de dois factores (2FA).

Infelizmente, o e-mail que o Facebook enviou do endereço [email protected] assemelhava-se a uma forma bastante comum de spam, e por isso é provável que muitas pessoas o ignorassem.

Na realidade, não foi spam. Na realidade, era real. O primeiro prazo a ser atingido por muitas pessoas foi quinta-feira, 17 de Março. E agora, estão bloqueadas fora das suas contas do Facebook – e estão a ter problemas com o processo que o Facebook proporcionou para as fazer entrar de novo.

Aqueles que não activaram o Facebook Protect antes do seu prazo limite estão aparentemente a receber uma mensagem explicando porque não conseguem entrar nas suas contas e oferecendo-se para os ajudar a ligá-lo. Contudo, nem sempre está a funcionar:

Também tem havido uma variedade de queixas no Twitter e noutros locais de redes sociais de que as pessoas estão a ser excluídas das suas contas, mesmo que tenham as devidas salvaguardas. Alguns dizem que o seu 2FA baseado em texto simplesmente não está a funcionar.

Outros queixaram-se de não terem conseguido passar pelo processo de activação, mesmo antes do prazo, e por isso estão efectivamente encerrados fora das suas contas.

Como pode ver, o processo de voltar à sua conta do Facebook se estiver bloqueado não é tão simples como parece. E infelizmente, muitas pessoas estão a relatar que estão a ter problemas com o processo que o Facebook proporcionou. Se isto acontecer, não se preocupe – nós temos tudo controlado! No AndroidGeek, mantemo-nos actualizados sobre todas as últimas notícias e desenvolvimentos tecnológicos. Mantenha-se informado e esteja seguro online.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!