Estudo descobre que a fidelidade do utilizador Android é realmente superior ao iOS

Os utilizadores do Android são muito leais aos seus telefones e não mudam para iPhones tanto quanto se pensa. De fato, a fidelidade do Android manteve-se em um recorde de 91%, superior à taxa de fidelidade de 86% dos utilizadoresde iOS , quando medida como porcentagem de clientes dos EUA que mantiveram o seu sistema operativo móvel quando mudaram de equipamento em 2017. Os dados provêm de um estudo de analistas da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) e contradiz a narrativa usual da Apple sobre ter uma fidelidade à marca insuperável.

Estudo descobre que a fidelidade do utilizador Android é realmente superior ao iOS 1

O gráfico acima mostra que a fidelidade à marca Android cresceu a passos largos em 2014 e 2015 até superar o iOS e, em seguida, cresceu a uma taxa ligeira mas constante ao longo de 2016 e 2017, para atingir os 91% atuais. A lealdade à marca iOS, em contraste, caiu significativamente durante a maior parte de 2014, logo antes do lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, que mudou a dinâmica e, em seguida, começou a arrancar lentamente.
"Com apenas dois sistemas operativos móveis neste momento, parece que os utilizadores agora escolhem um, aprendem, investem em aplicativos e armazenamento e seguem com ele. Agora, a Apple e o Google precisam descobrir como vender produtos e serviços a essas bases de clientes leais ", disse Mark Levin, co-fundador do CIRP.
Este foco renovado em serviços e em torno do telefone tem sido especialmente importante na Apple. A empresa lançou com sucesso e desenvolveu produtos como a Apple Music, Apple Pay e a App Store, enquanto aparelhos como o Apple Watch, AirPods e HomePod estão intimamente ligados ao iPhone.

A maior porcentagem de fidelidade do Android, no entanto, vem com uma ressalva: o número real de utilizadores do Android que mudou para o iOS é maior do que o número de utilizadores que alternam do iOS para o Android. Isto é simplesmente devido ao fato de o Android ter uma base maior de utilizadores. O que isso significa é que, no segmento de telefone high-end, o iPhone ainda mantém a liderança.

Relacionado:  LG confirma que vai mesmo vender iPhones e outros produtos Apple nas suas lojas
fonte: Consumer Intelligence Research Partners via TechCrunch

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!