Android Geek
O maior site de Android em Português

Estes 47 jogos Android têm malware: removam-nos já

Os jogos conseguiram acumular um número de downloads que excedia em muito 15 milhões no total, já que alguns deles acumularam mais de 1 milhão de instalações na Play Store. O ataque parecia ter como objetivo principal infectar os dispositivos de utilizadores residentes em países da Ásia e América Latina, e os mais afetados foram Brasil, Índia, Turquia, Argentina e México.

Uma investigação realizada pela empresa especializada em segurança Avast descobriu um novo ataque de fraude de anúncios escondido em mais de 50 jogos distribuídos na Loja de aplicações do Google. Os jogos conseguiram acumular um número de downloads que excedia em muito 15 milhões no total, já que alguns deles acumularam mais de 1 milhão de instalações na Play Store.

O ataque parecia ter como objetivo principal infectar os dispositivos de utilizadores residentes em países da Ásia e América Latina, e os mais afetados foram Brasil, Índia, Turquia, Argentina e México. A presença no Google Play significou que os jogos acabaram por ser instalados em milhares de dispositivos espalhados pelo mundo.

Hoje, o Google já removeu todos os jogos infectados seguindo a recomendação da Avast. No entanto , alguns dos utilizadores afetados ainda podem ter malware instalado nos dispositivos.

Ao estudar a forma de propagação do malware, foi descoberto que algumas das aplicações cumpriram o seu propósito, dando aos utilizadores a possibilidade de jogar os primeiros níveis. Após a instalação da aplicação, era iniciado um contador de dez minutos que permitia ao utilizador jogar durante esse tempo antes de a App começar a realizar as suas tarefas maliciosas.

Uma vez instaladas os componentes necessários para permitir que o jogo cumpra a verdadeira missão,  a atividade principal do jogo era desativada, removendo o ícone da gaveta de aplicações . A partir daquele momento, eram exibidos anúncios intrusivos em ecrã cheio, bem como banners e notificações.

O Google conseguiu remover 30 das aplicações maliciosas da Google Play Store. E só mais tarde, o restante das aplicações envolvidas nesta campanha foi removido. No site da Avast, podem ver em detalhe todos os jogos infectados por este Trojan.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais