Este é para mim o melhor recurso exclusivo do Android. Qual o vosso?

As Skins dos fabricantes geralmente adicionam novos recursos, mas às vezes também removem parte da experiência mais pura do Android, o que às vezes torna a mudança para um smartphone de outra marca uma experiência mais difícil do que devia ser.

O Android é o sistema mais popular em Portugal e parte do seu sucesso reside no seu sistema aberto que permite a qualquer fabricante criar dispositivos em qualquer gama de especificações, preços e funcionalidades de software, podendo basear-se numa série de características básicas e daí, criar as suas próprias experiências no que conhecemos como camadas de personalização.

Este é para mim o melhor recurso exclusivo do Android. Qual o vosso? 1

As Skins dos fabricantes geralmente adicionam novos recursos, mas às vezes também removem parte da experiência mais pura do Android, o que às vezes torna a mudança para um smartphone de outra marca uma experiência mais difícil do que devia ser.

Cada pessoa é um mundo e características que para uns não são muito importantes para outros podem tornar-se um motivo para descartar completamente uma marca.

Pressionar duas vezes o botão de energia para iniciar a câmara, é o meu atalho favorito do Android

Entre as marcas de smartphone, a facilidade de uso costuma ser um dos pilares fundamentais da experiência do utilizador e tudo deve ser intuitivo. No entanto, o Android esconde um atalho que é tudo menos intuitivo, mas que adoro.

Esse acesso é tão simples quanto pressionar o botão de energia duas vezes para ligar a câmara. É um atalho presente no Android há muitos anos e que, a menos que alguém o explique ou descubram por acidente, podem viver sem saber que existe. Não está presente em todos os smartphones, já que muitas camadas de personalização (Oppo, realme, Huawei) o retiram (ou alteram para o botão de energia) e embora em outros como MIUI possa ser ativado nas configurações avançadas, não vem ativado por padrão.

Relacionado:  Huawei P50 Pro: Especificações quase imbatíveis

Por que é um atalho de que gosto tanto

  • É um atalho que não discrimina se o ecrã do smartphone está ligado ou desligado. Basta pressionar duas vezes rapidamente e ativa a câmara.
  • O botão de energia é acessível: para ergonomia, o botão de energia geralmente está localizado numa posição de fácil acesso. Isso faz com que seja um atalho muito fácil de aceder, podendo ativar a câmara com uma mão mesmo em smartphones gigantes.
  • Tiro muitas fotos e quero tirá-las o mais rápido possível: quando usamos muito a câmara, esse atalho acaba por ficar na memória muscular dos dedos.

Cada utilizador é um mundo, e isso é o melhor do Android

Este é para mim o melhor recurso exclusivo do Android. Qual o vosso? 2

A razão pela qual escrevi este artigo é que depois de perguntar a amigos e conhecidos as respostas são muito variadas. Há quem conhece o atalho mas não o utiliza, quem não consegue viver sem ele e quem não o conhece. Pois apesar de ser um atalho muito antigo, como ninguém explica e em algumas Skins ele desapareceu ou mudaram o botão, quis partilhar com vocês.

A beleza do Android, é ser um ecossistema em que todos os smartphones parecem iguais, mas quando decidimos mudar percebemos que pequenos recursos que muitas vezes não nos apercebemos são transversais ao sistema operativo.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!