Estas onze aplicações estão a tentar roubar-lhe: apague-as imediatamente

Se tiver instalado alguma destas dez aplicações detectadas pelo Dr.Web, pode correr para as apagar: elas têm software malicioso no interior!

Se tiver instalado alguma destas dez aplicações detectadas pelo Dr.Web, pode correr para as apagar: elas têm software malicioso no interior!

Quase todas as semanas, novos malwares atacam o Google Play, e estamos tão vigilantes quanto possível para o proteger, informando-o sobre aplicações maliciosas que aparecem no Android e exortando-o a fazê-las desaparecer dos seus smartphones.

E é verdade, amigos – apesar dos esforços do Google para limpar as aplicações, jogos e conteúdos da sua loja, a verdade é que muitas aplicações maliciosas continuam a fazer-se passar por aplicações inofensivas, que acabam por ser descobertas mais cedo ou mais tarde, mas no seu caminho já estão instaladas em dezenas de milhares de dispositivos.

Estas onze aplicações estão a tentar roubar-lhe: apague-as imediatamente 1O malware está mais uma vez a visar o Android, desta vez de um monte de aplicações aparentemente inofensivas

Desta vez foram os peritos do Dr. Web Antivirus que publicaram um relatório recente com 11 aplicações fraudulentas contendo diferentes tipos de software malicioso no seu interior, alguns tentando roubar dados ou outros simplesmente gerando visitas fictícias e receitas publicitárias através da abertura de websites ou similares de uma forma transparente.

Não se preocupe, revemos todas estas aplicações infectadas para que possa estar seguro sempre que tiver alguma instalada. Se encontrar alguma no seu Android, encorajamo-lo a eliminá-las completa e imediatamente.

Estas são as onze aplicações fraudulentas denunciadas pelo Dr. Web.

1. TubeBox

Esta aplicação tem mais de 1 milhão de downloads no Google Play, e prometeu dinheiro em troca do tempo gasto pelos utilizadores a verem anúncios online. O problema surgiu quando os utilizadores começaram a solicitar pagamentos ao programador, pois o TubeBox começou a funcionar mal e a exibir erros que os impediram de solicitar o dinheiro ganho.

2. Bluetooth device auto connect

Tem também mais de 1 milhão de downloads.

3. Bluetooth & Wi-Fi & USB driver

No seu caso, acumulou entre 100.000 e 500.000 downloads.

4. Volume, Music Equalizer

Excedeu os 50.000 downloads. Estas três últimas aplicações tinham backdoors e/ou vulnerabilidades que permitiam aos atacantes executar comandos remotamente através do protocolo Firebase Cloud Messaging. Foram detectadas submissões massivas de comandos para carregar websites sem o consentimento dos utilizadores, gerando exibições de anúncios e ganhos fraudulentos para os hackers.

Estas onze aplicações estão a tentar roubar-lhe: apague-as imediatamente 2As três aplicações com problemas de adware no Google Play.

Estas onze aplicações estão a tentar roubar-lhe: apague-as imediatamente 3

5. Fast Cleaner & Cooling Master

Com mais de 500 downloads, esta aplicação também tinha a vulnerabilidade do Firebase Cloud Messaging. No entanto, os seus problemas de segurança foram muito mais longe. De facto, esta aplicação podia configurar dispositivos infectados que a têm instalada como um servidor proxy, permitindo aos hackers encaminhar todo o tráfego através dela.

Seis aplicações de investimento destinadas ao mercado russo

A lista de aplicações com vulnerabilidades é completada por estas 6 aplicações de investimento que foram dirigidas aos utilizadores russos, prometendo retornos garantidos muito atractivos através de ligações publicitárias e patrocínios dos principais bancos e instituições de crédito russos.

Na realidade, todas elas escondem campanhas de phishing através das quais se obtiveram dados pessoais e informações sensíveis dos utilizadores.

Estas onze aplicações estão a tentar roubar-lhe: apague-as imediatamente 3Felizmente, já foram relatadas onze aplicações maliciosas, pelo que o Google as retirou da Play Store quase imediatamente. Na altura da publicação destas linhas, de facto, nenhuma delas está disponível para instalação na loja de conteúdos do Google.

Em qualquer caso, verifique se o seu telemóvel está instalado anteriormente, e remova-as impiedosamente assim que puder para sua segurança e privacidade … é importante!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!