Esta APP está a “tramar” o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max

Descubra por que o iPhone 15 Pro está a sobreaquecer ao ouvir música e usar o Instagram. Um youtuber afirma que o problema começou após a atualização do iOS 17, enquanto outro culpa o Facebook.

O popular influenciador de tecnologia Marques Brownlee recentemente observou que só experimentou sobreaquecimento no iPhone 15 Pro ao ouvir música e navegar pelo Instagram. Brownlee explicou como o sobreaquecimento se manifesta no telefone. “Por cerca de 5 minutos, o telefone fica muito quente e consome cerca de 5% da bateria”, disse ele. “E depois volta ao normal.”

Esta APP está a "tramar" o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max 1

É a aplicação Instagram o único motivo pelo qual os modelos do iPhone 15 Pro estão aquecer a temperaturas elevadas?

Um vídeo do YouTube do especialista em tecnologia @iPhonedo também culpa o Instagram pelo sobreaquecimento. Mas diferentemente da maioria das outras reclamações, @iPhonedo diz que esse problema começou para ele quando ele atualizou seu iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max e iPad Pro para iOS 17 e iPadOS 17. Assim como Brownlee, Faruk, o responsável pelo @iPhonedo, afirma que enquanto seus dispositivos estavam superaquecendo, a vida útil da bateria de cada dispositivo estava diminuindo em um ponto percentual por minuto. Como resultado, ficar no Instagram sem fazer nada por 10 minutos reduzia em 10 pontos percentuais a vida útil da bateria.

No seu vídeo, ele mostrou como a temperatura do iPhone 15 Pro Max aumentou de aproximadamente 80 graus Fahrenheit para mais de 96 graus, diminuindo a vida útil da bateria em alguns pontos percentuais. Faruk diz que isso acontece apenas com o aplicação Instagram. Como ele precisa do Instagram para trabalhar, excluir o aplicação não é uma solução viável para ele, mas descobriu que se ele usar o Modo de Economia de Energia enquanto usa o Instagram, isso ajuda um pouco com o aquecimento, embora a bateria ainda se esgote.

Um antigo funcionário do Facebook diz que a Meta drena as baterias dos telefones de propósito

Faruk também afirma que tem sido infrutífero tentar chamar a atenção do Instagram sobre esse problema e também deixa claro que este não é um problema do iPhone, mas sim do Instagram. Por que isso só acontece com o Instagram? Pode ser útil lembrar que no início deste ano, George Hayward, ex-funcionário do Facebook e cientista de dados, afirmou que o Facebook e o aplicação Messenger drenam intencionalmente as baterias dos telefones como parte de um processo que ele chama de “teste negativo”.

Hayward afirma que isso é usado para testar recursos em uma aplicação ou ver como uma imagem pode ser carregada. Ele também afirma que foi demitido pela Meta depois de se recusar a aceitar o “teste negativo”. Seu advogado argumentou em um processo judicial que posteriormente foi retirado que esgotar as baterias dos smartphones dos utilizadores pode ser arriscado, especialmente “em circunstâncias em que precisam se comunicar com outras pessoas, incluindo, entre outros, a polícia ou outros socorristas.”

Hayward teve que desistir do processo porque seu contrato de trabalho com a Meta o obrigava a recorrer à arbitragem. E falando da Meta, a experiência de Hayward está relacionada ao Instagram, pois a empresa é proprietária do aplicação, juntamente com o Facebook, o Messenger do Facebook e o WhatsApp.

Se não precisa usar o Instagram, pode testar rapidamente a teoria de Faruk excluindo o Instagram por alguns dias para ver se seu modelo da série iPhone 15 Pro para de superaquecer. Se continuar esquentando mesmo após a remoção do aplicação Instagram, então o site de rede social está livre de culpa e pode continuar usando-o. Você também pode tentar colocar seu iPhone no Modo de Economia de Energia enquanto usa o Instagram para ver se isso ajuda.

Para ativar o Modo de Economia de Energia, vá em Configurações > Bateria e ative o Modo de Economia de Energia. Isso evitará que os aplicações sejam atualizados em segundo plano.

Em suma, parece que o Instagram é a causa do sobreaquecimento nos modelos do iPhone 15 Pro. Embora tanto Marques Brownlee quanto Faruk tenham experimentado esse problema, não há indicação de que seja um defeito específico do iPhone. Se usa o Instagram diariamente e está a enfrentar problemas de sobreaquecimento, pode valer a pena entrar em contato com o suporte do Instagram para relatar o problema.

Continue acompanhando o AndroidGeek para todas as últimas notícias e atualizações sobre tecnologia.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!