Elon Musk quer comprar o Twitter na sua totalidade pois não confia na direção atual

Isto seria uma aquisição hostil, mas é evidente que Musk vê um enorme potencial no Twitter. Então, o que significa isto para o futuro da plataforma dos meios de comunicação social?

Utilizadores do Twitter, preparem-se para algumas notícias bombásticas. CEO da SpaceX e Tesla, Elon Musk confirmou o seu interesse em comprar o Twitter por 43 mil milhões de dólares. Isto seria uma aquisição hostil, mas é evidente que Musk vê um enorme potencial no Twitter. Então, o que significa isto para o futuro da plataforma dos meios de comunicação social? Fique atento – devemos saber mais em breve!

Elon Musk, que adquiriu recentemente uma participação de 9,2% no Twitter, fez uma oferta de compra definitiva da empresa por $54,20 por ação em dinheiro, numa aquisição hostil (OPA) de cerca de $43 mil milhões, de acordo com um novo relatório da Bloomberg News e documentos arquivados junto da SEC. Musk disse no arquivo da SEC que se a sua oferta não for aceite, provavelmente venderá todas as suas ações.

Elon Musk quer comprar o Twitter na sua totalidade pois não confia na direção atual 1

Musk, a pessoa mais rica do mundo com um património líquido de cerca de 260 mil milhões de dólares, esteve nas bocas do mundo no início deste mês quando foi anunciado que comprou uma grande parte do Twitter, o que faz dele o maior acionista. Musk ia juntar-se à direção, mas recuou no último minuto, com especulações de que poderia querer comprar a empresa na sua totalidade.

Essa especulação revelou-se correta, e Musk a ameaça levar a bola para casa se não puder ficar com a empresa na sua totalidade.

“Investi no Twitter porque acredito no seu potencial para ser uma plataforma de liberdade de expressão em todo o mundo”, disse Musk sobre a proposta de aquisição . “No entanto, desde que fiz o meu investimento, compreendo agora que a empresa não irá prosperar nem servir este imperativo social na sua forma atual. O Twitter precisa de ser transformado numa empresa diferente”

“Como resultado, estou a oferecer a compra de 100% do Twitter por 54,20 dólares por acção em dinheiro, um valor 54% superior ao valor das ações antes de começar a investir no Twitter e um acréscimo de 38% sobre o dia antes de o meu investimento ser anunciado publicamente. A minha oferta é a minha melhor e última oferta e, se não for aceite, teria de reconsiderar a minha posição como acionista”, escreveu Musk. “O Twitter tem um potencial extraordinário. Eu vou desbloqueá-lo”

“Se o negócio não funcionar, dado que não tenho confiança na gestão nem acredito que possa conduzir a mudança necessária no mercado público”, disse Musk.

 

Isto não é uma ameaça

Isto não é uma ameaça“, disse Musk. “Não é simplesmente um bom investimento sem as mudanças que precisam de ser feitas”, continuou Musk.

Musk é um tweeter frequente e frequentemente usa a plataforma de uma forma que o pode meter em sarilhos. O jovem de 50 anos de idade lançou recentemente a ideia de mudar o nome do Twitter para “Titter”. Uma vez comparou o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau com Adolf Hitler. Ambos os tweets foram apagados por Musk.

E nem sequer vamos falar dos malabarismos de Musk sobre o preço das acções da Tesla, algo que lhe valeu uma multa do regulador. Quando se é a pessoa mais rica do mundo, uma multa de apenas 40 milhões de dólares é o tipo de trocos que se encontra nas almofadas do sofá.

Musk foi processado esta semana por um investidor no Twitter por não ter revelado devidamente a sua participação na empresa. Legalmente, Musk era obrigado a apresentar um aviso à SEC assim que comprou 5% do Twitter. Mas Musk não apresentou a devida documentação até 4 de Abril, com um atraso total de dez dias. A pessoa que está a processar Musk neste caso vendeu as suas ações durante esse período e perdeu dinheiro como resultado.

O que acontece agora? O Twitter tem de decidir se aceita esta generosa oferta, ou se recusa e lida com muitos acionistas chateados.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!