Android Geek
O maior site de Android em Português

Ecrãs de smartphones do futuro podem ser feitos de madeira transparente

A equipa de investigadores usou madeira balsa como material de base, que foi então submetida a um banho oxidante em temperatura ambiente que a torna quase transparente. Em seguida, a madeira é preenchida com um polímero sintético chamado álcool polivinílico (PVA), que a torna transparente como o vidro.

O mundo da tecnologia está ocupado a inventar vidros flexíveis para telefones dobráveis, mas o investigador Junyong Zhu, do Laboratório de Produtos Florestais, em colaboração com colegas da Universidade de Maryland e da Universidade do Colorado, desenvolveu um material de madeira transparente que pode vir a ser usado em ecrãs de smartphones do amanhã. A equipa de investigadores usou madeira balsa como material de base, que foi então submetida a um banho oxidante em temperatura ambiente que a torna quase transparente. Em seguida, a madeira é preenchida com um polímero sintético chamado álcool polivinílico (PVA), que a torna transparente como o vidro.

Ecrãs de smartphones do futuro podem ser feitos de madeira transparente 1

Esta madeira transparente possui características muito interessantes. É mais durável e mais leve que o vidro normal e, dobra. Em vez de se estilhaçar, o novo material pode suportar impactos muito mais fortes do que o vidro. Por último, mas não menos importante, é muito barato de produzir em massa.

Neste momento, os investigadores estão principalmente concentrados em aplicações na construção. Devido à alta eficiência térmica deste material, é ideal para janelas, substituindo o vidro convencional. Também pode ser potencialmente usado na indústria automóvel. O que acham de ter um ecrã de madeira no smartphone?

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!