Android Geek
O maior site de Android em Português

Eclipse Android Developer perde suporte da Google

Já faz alguns anos quando a GoEclipseogle apresentou um plugin para a mais popular plataforma de programação o Eclipse.

Todos os "developers" que gostam de bater código, sabem que é dos IDE's mais versáteis e práticos,  para programar em várias linguagens.

E como todo o ecossistema Android vive da comunidade, sendo que o seu vasto leque de aplicações na loja, pode ter origem a partir de uma grande empresa ou mesmo de um simples developer, que se lembrou de criar uma aplicação para resolver um problema do seu dia a dia, ou simplesmente uma ideia brilhante.

A Google apresenta o Android Studio, que já vai na versão 2.2, consequentemente com o facto de apostarem num IDE exclusivo da Google, o plugin para o Eclipse irá perder suporte, atenção que o plugin continua disponível para utilização e continua a ser uma plataforma de programação muito boa, mas uma vez sem suporte oficial da Google sempre que surgiram actualizações no Android, irão perder alguns extras.

Plugin Android do Eclipse perde suporte "oficial" por parte da Google.

Todas as ferramentas que se encontravam disponíveis no plugin do Eclipse, também estão presentes no Android Studio, que trata-se de um programa gratuito e disponível para Windows, Mac e Linux.

Mesmo assim não deixa de ter um IDE diferente sendo que o Eclipse tem muitos serviços incorporados tudo num só sitio, e migrar para o Android studio, implica uma curva de aprendizagem que para muitos pode ser complicado e nem sempre bem recebido.

Apesar disso todos os projectos desenvolvidos no Eclipse ainda devem funcionar, no entanto todas as novas actualizações do Android não estarão disponíveis.

Os projectos podem ser importados para o Android Studio, através das opções  "File>New>Import Project".