O Domain Name Servers ou DNS abreviado, é o componente da nossa ligação de rede que procura os IPs do servidor depois do utilizador inserir um nome de domínio (por exemplo, androidgeek.pt). A maioria das pessoas usa os serviços DNS padrão dos seus ISPs / Operadores, mas existem alternativas há anos, como DNS público do Google. O Google anunciou hoje que o seu serviço DNS finalmente suporta DNS-sobre-TLS, o que significa que pode ser definido como o provedor de DNS em todo o sistema no Android 9 Pie.

"A partir de hoje, os utilizadores podem proteger as suas pesquisas entre dispositivos e o DNS público do Google com DNS-sobre-TLS, preserva a sua privacidade e integridade", escreveu a empresa num post no blog. "Implementamos a especificação DNS-over-TLS juntamente com as recomendações do RFC 7766 para minimizar a sobrecarga do uso de TLS. Estes incluem suporte para TLS 1.3 (para ligações mais rápidas e segurança melhorada), TCP de abertura rápida e pipelining de várias consultas e respostas fora de ordem numa única conexão. "

Se tudo isso parece demasiado técnico, o ponto é que agora é muito mais difícil para ISPs ou outros terceiros espiar o nosso uso da Internet, supondo que o utilizador tenha o DNS do Google configurado num dispositivo que suporte DNS-sobre-TLS. Isso significa que agora podem definir o DNS público do Google como o servidor DNS em todo o sistema em qualquer telefone ou tablet com Android 9 Pie. Basta ir á secção de redes da aplicação "Configurações" e inserir "dns.google" como o servidor de DNS privado.

Instruções mais detalhadas estão disponíveis Aqui.

Como colocar os DNS da Google no teu Android