Android Geek
O maior site de Android em Português

Dispositivos Android com suporte ao Projecto Treble

Já devem com certeza ter ouvido falar do Project Treble da Google.A razão é que é uma solução contínua do Android para o problema que o Android tem enfrentado desde os primeiros dias de sua existência: fragmentação.

Dispositivos Android com suporte ao Projecto Treble 1

Project Treble não é somente mais um projeto da Google. É uma das grandes apostas do gigante de Mountain View com o intuito de reduzir a fragmentação do sistema operativo Android, e garantir que a maior parte dos seus utilizadores executam a versão mais recente do seu sistema operativo. Resumidamente, a nova tecnologia é capaz de separar o software personalizado de baixo nível efetuado pelas fabricantes e os drivers essenciais para que ele funcione corretamente, agilizando e facilitando a atualização de aparelhos para as novas versões de firmware.

A fragmentação acontece quando a versão mais recente do Android é atualizada e os OEMs (ou seja, Samsung, Huawei  etc) demoram muito tempo a actualizar os seus dispositivos para a versão mais recente do Android. Por outro lado, o iOS não tem esse problema, pois a Apple controla tanto o hardware quanto o software do iPhone.

O Treble procura ajudar a acabar com a fragmentação (ou pelo menos tornar as atualizações muito mais fáceis e rápidas para os OEMs) usando uma única estrutura de sistema operacional e dividindo-a em duas: uma que contém o núcleo do sistema operacional Android e a outra contendo a interface do OEM e as suas modificações. Separar os dois teoricamente tornaria as atualizações mais rápidas.

Dispositivos Android com suporte ao Projecto Treble 2 Dispositivos Android com suporte ao Projecto Treble 3

O XDA-Developers divulgou uma lista de dispositivos que foram oficialmente identificados para suportar o Treble. Como todos os smartphones que acompanham o Oreo têm que obrigatoriamente suportar o Treble, esta lista não inclui todos os dispositivos.

Mais uma vez, estes são dispositivos que não foram lançados com o Oreo, mas foram atualizados para suportar o Treble. A Huawei / Honor atualizou muitos dos dispositivos, enquanto a Essential e a Razer decidiram atualizar os seus únicos dispositivos para permitir aos seus clientes essas atualizações rápidas.

O Project Treble também iniciou um novo capítulo no desenvolvimento de ROMs de pós-venda no XDA . O Treble facilita a portabilidade de imagens Android stock para dispositivos que venham com uma skin Android modificada pelo OEM.

Vejam a lista completa de dispositivos no link de origem, que inclui dispositivos que foram atualizados oficialmente com o Project Treble.

Fonte

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link