Android Geek
O maior site de Android em Português

Dimensity 1000 anunciado como o primeiro SoC com aceleração de hardware AV1

O MediaTek Dimensity 1000 é o primeiro SoC de smartphone do mundo a integrar um decodificador de vídeo de hardware AV1, permitindo reproduzir streaming de vídeo AV1 com resolução de até 4K a 60 qps. Com a eficiência de compactação melhorada, o AV1 oferece aos utilizadores uma qualidade visual incrível e experiências de vídeo mais suaves, usando menos dados.

A MediaTek anunciou já se tinha gabado que em breve permitiria streaming de vídeo do YouTube usando codec de vídeo AV1 FlagShip no MediaTek Dimensity 1000 5G SoC. O MediaTek Dimensity 1000 é o primeiro SoC de smartphone do mundo a integrar um decodificador de vídeo de hardware AV1, permitindo reproduzir streaming de vídeo AV1 com resolução de até 4K a 60 qps. Com a eficiência de compactação melhorada, o AV1 oferece aos utilizadores uma qualidade visual incrível e experiências de vídeo mais suaves, usando menos dados.

MTK Dimensity 1000
MediaTek Dimensity 1000

O streaming de vídeo é a atividade número um no uso de smartphones; portanto, com o decodificador de vídeo AV1 baseado em hardware, mais eficiente em termos de energia do Dimensity 1000, os utilizadores podem desfrutar de uma vida útil de bateria mais longa sem abdicar das melhores configurações de qualidade. Combinado com a conectividade 5G ultra-rápida num único Chipset, o Dimensity 1000 é uma referência do setor em design e capacidade.

“A MediaTek está empenhada em atualizar consistentemente as suas ofertas para melhorar a experiência do utilizador, e a tecnologia AV1 é um excelente exemplo deste compromisso. O vídeo agora é a forma de comunicação mais usada, com 70% da geração Y e da geração Z a usar serviços de streaming ”, disse o Dr. Yenchi Lee, General Manager assistente da unidade de negócios sem fio da MediaTek. “A informação da indústria afirma que o mercado de streaming de vídeo provavelmente se expandirá a um CAGR de 19,6% e chegará a US $ 124,57 mil milhões até 2025, e é um dos principais impulsionadores dos serviços 5G. A MediaTek lidera o caminho para permitir a transmissão de vídeo mais eficaz com o AV1. ”

O codec de vídeo AV1 está liderar uma mudança marcante no setor de streaming de vídeo. que fez a a estreia em 2018 pela Alliance for Open Media (AOMedia), o AV1 é isento de royalties, criado para substituir o codec VP9 e tornar-se o padrão do Internet Video Codec (NETVC). O codec AV1 é uma tecnologia de codec de vídeo de desempenho ultra-alto que oferece 30% mais eficiência de compactação do que o VP9 existente.

“O AV1 tornou-se um formato cada vez mais importante para permitir a reprodução em alta resolução em dispositivos móveis, e estamos entusiasmados por a MediaTek ter implementado hardware AV1 dedicado para avançar na sua adoção, como o que está incluído no seu SoC Dimensity 1000 5G”, disse Matt Frost , Diretor de gestão de produtos do Google Chrome. "À medida que o streaming de vídeo móvel se torna mais prevalente, novos casos de uso como o da MediaTek destacam o importante trabalho de desenvolvimento de codecs da próxima geração".

(fonte)

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!