Android Geek
O maior site de Android em Português

Dia Mundial da Password 2020: Cinco dicas para uma maior segurança

Palavras-passe fortes ajudam-no a proteger dados importantes de potenciais atacantes. Mas que palavras-passe são difíceis de adivinhar?

Todos os anos, o Dia Mundial da Password calha na primeira quinta-feira de maio, servindo de lembrete para permanecer atento à sua segurança online. Palavras-passe fortes ajudam-no a proteger dados importantes de potenciais atacantes. Mas que palavras-passe são difíceis de adivinhar? As seguintes dicas vão ajudá-lo a criar uma palavra-passe forte, oferecendo-lhe mais segurança na Internet.

Dia Mundial da Password 2020: Cinco dicas para uma maior segurança 1

Dica 1: Complexa em vez de “rápida e fácil”

Palavras-passe como “123456” e “password1” podem ser introduzidas rapidamente, são fáceis de recordar e continuam a ser populares. Porquê? Porque, infelizmente, existem muitas pessoas que priorizam o “rápido e fácil”. Para evitar que as suas contas e dados sensíveis vão parar às mãos de cibercriminosos, é melhor fazer-se valer de palavras-passe mais complexas. Palavras-passe longas, que consistam numa combinação de letras em caixa alta e baixa, bem como números e caracteres especiais, são recomendadas. Combinar o seu primeiro e último nome com o seu aniversário não é, decididamente, aconselhado. A ideia gerar a ter em mente é que as possibilidades para um palavra-passe são infindáveis!

Dica 2: Gestor de palavras-passe

Muitas pessoas usam a mesma palavra-passe para múltiplos logins online, mas existem riscos associados a fazê-lo. Um atacante apenas precisa de descobrir uma palavra-passe para aceder a todos os seus dados protegidos. No pior dos casos, uma entidade pode conseguir os seus dados bancários online e consultar documentos confidenciais.

Muitas pessoas usam frequentemente a mesma palavra-passe para que não tenham de se lembrar de muitas palavras-passe. Para evitar que se esqueça, é boa ideia gerir as suas palavras-passe complexas com um gestor de palavras-passe. Se estiver a ficar sem ideias, um gestor de palavras-passe é uma ferramenta indicada para criar palavras-passe complexas e seguras. Claro que também é importante que proteja o acesso ao gestor com uma palavras-passe forte!

Dica 3: Não mude de palavras-passe com demasiada frequência

Uma das regras de ouro costumava ser que as palavras-passe de contas de email, contas bancárias e logins de computador deviam ser alteradas regularmente. Isso acontecia porque muitos especialistas de segurança assumiam que ao fazê-lo estaria a aumentar a proteção dos dados contra acessos não autorizados.

Esta recomendação foi agora revogada, por exemplo, pela agência federal responsável pela gestão da segurança dos computadores e comunicações do governo alemão, a BSI. A razão por trás disto foi a realização de que os utilizadores que alteram frequentemente as suas palavras-passe tendem a usar palavras-passe mais fracas. Estas palavras-passe podem ser fáceis de recordar, mas são também mais fáceis de adivinhar. Não é surpreendente, por isso, que uma das palavras-passe mais populares continua a ser “123456”.

É possível evitar este risco usando um gestor de palavras-passe, visto que esta ferramenta permite criar e gerir novas e complexas palavras-passe.

Dica 4: Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores já se tornou na norma em bancos online. Este tipo de autenticação oferece às contas e dados proteção com duas camadas. Se a combinação de caracteres de uma palavras-passe for descoberta, o segundo pedido de confirmação está lá para proteger o acesso à informação. Se os websites ou apps oferecerem autenticação de dois fatores, é aconselhável que ative esta proteção.

Dica 5: Precauções de segurança com a devolo

É importante garantir que os seus dispositivos possuam sistemas de segurança estado-da-arte – especialmente se esses dispositivos permitirem uma ligação à Internet. Por exemplo, os adaptadores Powerline da devolo suportam encriptação 128-bit AES e WPA2/WPA3. Isto garante um elevado nível de segurança.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!