Android Geek
O maior site de Android em Português

Descarregar Apps para Android fora da Play Store, é seguro?

Por vezes, precisamos de aplicações para Android que não estão disponíveis na loja da Google. Nestes casos, temos 2 alternativas:

Vai descarregar apps para Android fora da Play Store? Por vezes, precisamos de aplicações para Android que não estão disponíveis na loja da Google. Nestes casos, temos 2 alternativas: instalamos o ficheiro .apk ou descarregamos a app de um site de terceiros.

Descarregar Apps para Android fora da Play Store, é seguro? 1

No entanto, qualquer utilizador de Android que se preze, vai pensar duas vezes antes de instalar apps de sites estranhos, porque fazê-lo pode acarretar potenciais problemas. Se a app for descarregada de sites ou fontes verificadas, não existem riscos, mas se esta fonte não for verificada ou se lhe parecer suspeita, pense no seu aparelho Android. Se for possível, quando descarregar apps deste tipo, use uma VPN para Android.

Neste artigo apresentamos as vantagens e os riscos de descarregar apps fora da Play Store.

Apps Seguras

  • Apps Empresariais – Há empresas que, por razões de segurança ou para manter a confidencialidade, optam por não disponibilizar as aplicações através da Play Store.

 

A única solução, neste caso, é descarregar a app do site oficial da empresa. Se for de uma entidade conhecida, quase de certeza que será seguro, mas se não for, ou se lhe parecer suspeita, não arrisque.

 

  • Aplicações “Geo-fenced” – Existem apps que só estão disponíveis na Play Store em determinados países. Para colmatar esta restrição, pode descarregar o ficheiro APK de um site de terceiros.

 

Um bom exemplo deste tipo de aplicação é o jogo Pokemon Go, disponibilizado por todo o mundo em datas diferentes. Alguns utilizadores usaram este truque para instalar o jogo antes de ele chegar ao seu país. Se é seguro? Depende do provedor da app. Se estiver neste cenário, investigue acerca da segurança do site onde a app está disponível e se é fidedigno.

 

  • Apps bloqueadas pela Google – Se pretende usar uma app “rebelde” que não respeite os termos e condições da Google, certamente não a encontrará na Play Store. Se conhecer a app ou o programador (quem é que não tem um amigo programador?), certamente que o seu amigo não tem más intenções, mas se for de um estranho e lhe parecer suspeito, não confie.
  • Aplicações instantâneas – No caso de a app ser paga, valerá a pena o investimento? Alguns sites “pirata” disponibilizam gratuitamente apps pagas na Play Store, para que possa experimentar, ao mesmo tempo que o programador promove a sua aplicação gratuitamente.
  • Aplicações em promoção – Alguns programadores aproveitam todos os sites que podem para mostrar as apps ao mundo, aumentando a sua fama, o número de instalações e a rentabilidade da app.

O melhor, em qualquer caso, é investigar a origem dos sites e procurar comentários de outros utilizadores.

Como já referimos, é sempre recomendado usar um VPN para Android quando descarrega apps fora da Play Store.

Como nem tudo são rosas, espreite os riscos associados ao uso de apps descarregadas fora da Play Store.

  • Segurança Mínima – Na Play Store, sempre que descarrega uma aplicação, a Google efetua uma verificação de segurança para proteger o seu dispositivo Android contra vírus ou outras ameaças. O mesmo não acontece em sites de terceiros, e a maioria não tem controlo sobre o conteúdo partilhado e descarregado, deixando o seu aparelho à mercê de más intenções.
  • Ameaças de malware – De acordo com a Symantec, em 2017, foram encontradas 27 mil novas variações de malware em plataformas Android, um aumento de 54% em relação a 2016. Jogue pelo seguro e evite descarregar aplicações de sites suspeitos ou com más avaliações. Não há app que valha mais que o seu prezado aparelho Android, certo?
  • Dinheiro para o lixo – A compra de apps em sites duvidosos pode significar dinheiro no lixo, especialmente em sites onde não existe aceitação de termos e condições. Nestes casos, pode nunca ver a app ou até descarregar uma app de phishing.
  • Hackers à espreita – Ano após ano, os hackers inventam novas ferramentas, e estamos numa era em que o próprio malware passa por aplicações genuínas, por isso todo o cuidado é pouco.

Uma vez instaladas, as apps malignas poderão espalhar ransomware no sistema, e adeus dados pessoais.

De más intenções está a Internet cheia, e o cenário tem vindo a piorar todos os anos. Nem os sistemas Android escapam a ferramentas maliciosas cada vez mais sofisticadas e fáceis de confundir com apps fidedignas. Se é seguro instalar apps de sites de terceiros? Não é que seja 100% seguro, porque isso, nem na Play Store.

Se tem conhecimento técnico em Android e souber detetar malware, então não haverá problema. Se percebe pouco de Android e precisa de uma app que não está disponível na Play Store, é melhor contactar o tal amigo programador ou alguém que perceba de Android para o ajudar a fugir de problemas.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais