CopyCat é a campanha de malware que infectou 14 milhões de dispositivos Android

Investigadores da nossa bem conhecida Check Point Software Technologies dizem que uma campanha de malware conhecida como CopyCat, infectou com sucesso 14 milhões de dispositivos Android. Ao infectar esses dispositivos, o malware conseguiu gerar 1,5 milhões de dólares de lucros, a partir de instalações de aplicações fraudulentos e publicidade.

A operação de malware esteve em vigor entre abril e maio do ano passado, espalhando-se para muitos telefones e tablets. As lojas de aplicações de terceiros habilitaram a propagação do malware.

Zonas afectadas pelo CopyCat
CopyCat é a campanha de malware que infectou 14 milhões de dispositivos Android 1

A Google esforçou-se para resolver o problema ainda durante o ano de 2016, no entanto face à incapacidade de actualizações de software por parte de muitas fabricantes de smartphones, ainda cerca de 50.000 dispositivos ainda estão infectados.

A campanha CopyCat deu aos hackers o controlo root de mais de 8 milhões de dispositivos. Ele usou o seu controlo para mostrar 100 milhões de anúncios fraudulentos e instalou 4,9 milhões de aplicações.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!