Android Geek
O maior site de Android em Português

Conhecem o Google Lens a fundo?

O Google Lens é uma aplicação mobile de reconhecimento de imagens desenhada para destacar informação relevante através da análise visual. A aplicação incorpora a tecnologia de inteligência artificial, machine learning e visão computacional da Google, o gráfico de conhecimento da pesquisa Google e recorre a câmara do telemóvel não só para detectar um objecto mas também para compreender o que está na imagem e proporcionar múltiplas acções em função do que está a ser observado (objectos, flores, roupa, livros, edifícios, etc).

O Google Lens é uma aplicação mobile de reconhecimento de imagens desenhada para destacar informação relevante através da análise visual. A aplicação incorpora a tecnologia de inteligência artificial, machine learning e visão computacional da Google, o gráfico de conhecimento da pesquisa Google e recorre a câmara do telemóvel não só para detectar um objecto mas também para compreender o que está na imagem e proporcionar múltiplas acções em função do que está a ser observado (objectos, flores, roupa, livros, edifícios, etc). Trata-se de uma nova forma de compreender e de descobrir o mundo que nos rodeia e que recorre à inteligência artificial e à realidade aumentada para proporcionar experiências muito ricas e em tempo real.     

Conhecem o Google Lens a fundo? 1

O Google Lens visa ajudar a resolver um problema extremamente complexo. Há milhares de milhões de coisas no mundo. É difícil compreender e reconhecer todos eles e este caminho está apenas agora a ser iniciado. O ser humano evoluiu para habitar um mundo de objectos e coisas que observamos opticamente. Não é por coincidência que metade do nosso cérebro é dedicado ao córtex visual. Só nos últimos anos, é que a visão computacional começou a ver mais o que fazemos. Porém, estamos ainda numa fase inicial - há ainda um longo caminho até o Google Lens ajudá-lo a compreender e a responder completamente às questões sobre o mundo que nos rodeia.

Apresentada em 2017, estava apenas disponível nos smartphones da gama Pixel da Google com a app integrada na própria câmara do dispositivo. Este verão, a aplicação passou a estar igualmente integrada em câmaras de smartphones Android de topo - equipados com o Assistant - de mais de 10 fabricantes e a app ficou também disponível, de modo abrangente, na Google Play Store e acessível a mais utilizadores de Android. Os utilizadores de iOS podem igualmente aceder à app através da aplicação Google Fotos.  

 

Funcionalidades Google Lens

 

1- Selecção de texto inteligente: aponte a câmara do telefone para texto e, depois, destaque-o no Google Lens. Pode fazer copiar/colar esse texto - tanto funciona para receitas como códigos, senhas Wi-Fi, etc - e utilizá-lo no telefone. Esta funcionalidade associa as palavras que viu com as respostas e as acções que necessita. Em muitos casos, além de reconhecer as letras, o Google Lens reconhece o significado e o contexto que está por detrás dessas palavras.

2- Pesquisa de objectos (roupa, decoração, etc): Se algum vestido ou peça de roupa de alguém ou mesmo objecto de decoração lhe chamou a atenção enquanto passeava na rua o Google Lens pode identificar não só essa peça mas também artigos semelhantes e proporcionar críticas ou opções de compra relevantes.

3- Pesquisa do mundo que nos rodeia: O Google Lens funciona em tempo real. Proactivamente e com um simples apontar da câmara é possível analisar e interagir com o que estamos a ver em cada momento. Graças à tecnologia de inteligência artificial e elevada capacidade de processamento é possível identificar milhares de milhões de palavras, frases, locais e coisas numa fracção de segundo.

 

 

8 coisas do dia-a-dia que com o Google Lens nunca mais serão as mesmas

 

1- Está num restaurante e vê um nome de um prato que não conhece? O Google Lens irá mostrar-lhe uma imagem para ter uma ideia do prato.

2- Está na rua e vê alguém com um vestido ou uma peça de roupa que lhe ficaria mesmo bem? Depois de apontar a câmara, o Google Lens vai procurar identificar essa peça e mostrar peças semelhantes. Também funciona com objectos de decoração.   

3- Terminou a novela das senhas de Wi-Fi quando está em casa de amigos. Basta apontar o Google Lens para a habitual password SSID que está por detrás do router. O seu smartphone irá ligar-se automaticamente a essa rede.   

4- Está a passear e não sabe o nome daquela flor ou planta específica que lhe despertou a atenção? Ou que raça de cão passou por si? Ou por exemplo quais as críticas a um filme em DVD ou mesmo um livro que está na loja? Basta apontar o Google Lens e pesquisar.

5- Na rua, enquanto caminha, interaja com o que o rodeia. O Google Lens irá reconhecer restaurantes, clubes, cafés ou mesmo bares e apresentar-lhe janelas com detalhes sobre os espaços à distância do seu olhar (críticas, horas de funcionamento, etc).  

6 - Recebe regularmente cartões de visita? Agora basta apontar o Google Lens. Digitaliza e transforma a informação de texto num novo contacto no telemóvel.

7- Recebeu um folheto ou viu um cartaz de um evento que captou a atenção. Aponte a câmara e acrescente automaticamente o evento no seu calendário

8- De viagem ou numa visita a algum museu encontra um quadro ou algo que lhe desperta a atenção e não sabe o que é ou sobre o qual pretende ter mais informação? O Google Lens ajuda-o num flashar de olhos.     

 

https://www.youtube.com/watch?v=igTtOA1jcik

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link