Android Geek
O maior site de Android em Português

Como ver as passwords de Wi-Fi no Android?

Sim, todos os Androids guardam as senhas num arquivo guardado no armazenamento do dispositivo, descriptografado, para que o sistema possa aceder a esta informação sempre que o utilizador precisar. Mas, e se nós, utilizadores, quisermos aceder a esse arquivo?

Sabiam que o Android, por padrão, armazena todas as Passwords de redes Wi-Fi? Sim, todos os Androids guardam as senhas num arquivo guardado no armazenamento do dispositivo, descriptografado, para que o sistema possa aceder a esta informação sempre que o utilizador precisar.

Mas, e se nós, utilizadores, quisermos aceder a esse arquivo? Como este é um documento armazenado na raiz do sistema de arquivos, Podem pensar que apenas utilizadores com permissões de root nos dispositivos podem aceder a essa informação ... mas nem sempre é esse o caso.

Então hoje nós vamos explicar como podem ver todas as senhas das redes Wi-Fi às quais o utilizador se conectaram no voss Android, tenham ou não permissões de root.

Como ver as passwords de Wi-Fi no Android? 1

Como visualizar e partilhar senhas Wi-Fi no Android 10 sem ROOT

 

A décima versão do sistema operativo do Google apresenta uma maneira ainda mais fácil de visualizar e partilhar senhas Wi-Fi armazenadas. Desde a primeira versão beta do Android Q, existe a possibilidade de aceder a um novo menu dentro das informações da rede Wi-Fi à qual estamos ligados, para ver um código QR que, quando digitalizado em outro telefone - também com Android 10 -, o utilizador receberá as credenciais para se ligar.

Independentemente do modelo que possuem, se ele estiver atualizado para o Android 10, podem visualizar e partilhar senhas de rede Wi-Fi com outras pessoas.

Para fazê-lo, basta seguir estas etapas:

  • Vão a aplicação Definições do sistema e, em seguida, para a secção Wi-Fi e redes
  • Acedam á secção Wi-Fi e toque na secção Redes Guardadas
  • Seleccione a rede para a qual deseja ver a password.
  • Toque no botão partilhar, indicado pelo ícone de um código QR
  • Insiram o método de desbloqueio do ecrã que configuraram. De seguida vão ver um código QR que outras pessoas com smartphones atualizados para o Android 10 podem digitalizar para se ligar. Abaixo, Podem ver a password da rede Wi-Fi em texto.

 

Nunca percam as senhas de Wi-Fi novamente: saibam como criar um backup

Não precisam inserir novamente as passwords de cada rede Wi-Fi sempre que trocarem de smartphone, há uma opção muito mais simples que permite armazenar todas as senhas sem ter que recorrer a nenhum dos procedimentos acima. Consiste em criar um backup de senhas de Wi-Fi no Android. Para fazê-lo, executem as seguintes etapas:

  • No seu smartphone, Vão ao menu de Configurações e procure a secção Sistema.
  • Escolham a opção Backup.
  • Se clicar na secção "Configurações do dispositivo", verá que um dos dados que podem selecionar para backup automático são as senhas das redes Wi-Fi.
  • Verifique se a opção Backup do Google Drive está ativada.

Deste modo, sempre que fizerem login com a conta do Google num novo smartphone e restaurarem o backup armazenado no Google Drive, todas as senhas estarão disponíveis novamente, pois serão armazenados no arquivo correspondente do sistema operativo.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!