Como usar um controlador Xbox com o seu telefone Android

Embora estejam disponíveis controladores mais apropriados para jogos em telemóvel, este é um bom truque para ter na manga. Assim, para aqueles que se perguntam como utilizar um controlador Xbox no Android, eis como.

Desde o lançamento da Xbox One S em 2016, a Microsoft começou a equipar os seus controladores de Xbox One com chips Bluetooth. Embora esta funcionalidade tenha sido desenhada principalmente para jogos de PC, ficará satisfeito por saber que funciona extremamente bem com telefones Android e os seus jogos.

Embora estejam disponíveis controladores mais apropriados para jogos em telemóvel, este é um bom truque para ter na manga. Assim, para aqueles que se perguntam como utilizar um controlador Xbox no Android, eis como.

Como emparelhar o seu controlador Xbox com o seu telefone Android

Para começar, vai querer garantir que o controlador Xbox que tem utiliza Bluetooth. Como regra geral, as versões mais recentes da Xbox One S e Xbox One X vêm com Bluetooth por defeito, tal como a Xbox Series S e a Xbox Series X. Se o seu telefone for compatível com o controlador Xbox, o processo de emparelhamento é fácil. Veja aqui como:

  1. No seu telefone Android, deslize de cima para baixo para puxar a gaveta de Notificação para baixo.
  2. Prima o ícone Bluetooth durante um par de segundos
  3. Assegure-se de que o Bluetooth está ligado.
  4. Se o seu telefone não iniciar automaticamente a procura de dispositivos, selecione Scan no canto superior direito do ecrã.
  5. Ligar o controlador Xbox segurando o botão Xbox.
  6. Procure o botão de sincronização na parte superior esquerda do controlador da Xbox. Segure-o durante alguns segundos até que o botão da Xbox comece a piscar.
  7. No seu telefone Android, escolha Pair new device.
  8. Após algum tempo, deverá ver o controlador Xbox One aparecer na lista de dispositivos próximos. Toque nele para o emparelhar.
  9. Se tudo correr bem, o seu telefone deve mostrar uma ligação ao seu controlador Xbox One e o botão Xbox deixará de piscar.

Como usar um controlador Xbox com o seu telefone Android 1

Para alguns telefones, verá provas de que o controlador funciona imediatamente, com o bloco direccional e botões a serem utilizados para navegar na interface de utilizador do sistema. Depois, ligue o seu jogo favorito com o apoio do controlador Bluetooth para o testar e familiarizar-se com a forma como tudo funciona.

Não só muitos jogos na Play Store funcionam sem falhas com o controlador, como também dezenas de Xbox Game Pass para jogos Android. E para emuladores, não deve ter problemas em mapear os botões como preferir.

Como posso ter a certeza que o meu controlador Xbox tem capacidade Bluetooth?

Para aqueles que procuram utilizar os seus controladores existentes, a forma mais fácil de verificar é olhar para o controlador. Se a área à volta do botão Xbox fizer parte do mesmo pedaço de plástico que o resto do controlador, este tem Bluetooth. Por outro lado, se o botão da Xbox fizer parte de um pedaço de plástico separado, não tem Bluetooth. Consulte a imagem abaixo se precisar de ajuda. Se o seu controlador tiver suporte de Bluetooth, deve parecer-se com a foto de baixo.

Como usar um controlador Xbox com o seu telefone Android 2

E se o seu controlador Xbox tiver um botão de Partilha entre os botões Menu e Ver, também tem suporte de Bluetooth. Estes controladores actualizados foram lançados juntamente com a Série S e Série X da Xbox. A melhor coisa a fazer é experimentá-lo se já possuir o controlador.

Agora que o seu controlador está ligado, pode começar a jogar todos os seus jogos favoritos!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!