Android Geek
O maior site de Android em Português

Como um campo de batatas no Luxemburgo dificultou a vida à Google

A proposta do Google de construir um centro de dados de 25 hectares em Bissen esteve em risco de não se concretizar por nos terrenos se encontrar um campo de batatas que deve ser muito especial.

Terrenos do futuro Data Center da Google no Luxemburgo
Terrenos do futuro Data Center da Google no Luxemburgo

O futuro centro de dados do Google baseado em Bissen terá esta localização devido, entre outros fatores, a uma oferta feita pelo governo luxemburguês que inclui parte dos terrenos, a localização é próxima do centro de manutenção de eletricidade da Creos, instalado na área. Foi essa proximidade que alegadamente provocou o interesse do Google na área.

A parcela de 25 hectares proposta foi disponibilizada como resultado de várias aquisições de terrenos a proprietários privados.

"Temos acordos em vigor para todas as parcelas, exceto  uma, pois faltam algumas assinaturas".

Foi esta declaração proferida pelo ministro da Economia Schneider ao Financial Times, que causou alguma confusão. Aparentemente o governo do Luxemburgo prometeu terrenos que não lhe pertenciam e que ainda não tinha adquirido.

O terreno da discórdia é uma herança de três irmãos, e segundo a informação disponível, um deles não estaria disponível para vender a sua parte.

Durante vários meses, as partes negociaram, mas o governo do Luxemburgo levou este mês a água ao seu moinho.

O governo não conseguia assegurar um novo local com as mesmas características para o investimento da Google e foi necessário prolongar as negociações com o agricultor vários meses, até que cedeu à pressão (ou aos €) do executivo. “O problema não era o preço (…). Houve um grupo de três que herdaram a terra dos seus pais, mas não conversaram uns com os outros – dois queriam vendê-lo e o outro não”, explicou o governante responsável pela pasta da economia do grão-ducado europeu.

O susto já passou para os governantes em questão pois recentemente confirmaram que "todos os proprietários assinaram já uma proposta de venda dos terrenos [localizados na comuna de Bissen]”.

Este será então o novo elemento da rede europeia de centros de dados da gigante das pesquisas , da qual já fazem parte os da Irlanda, Holanda, Finlândia e Bélgica.

Data Center Google Irlanda
Data Center Google Irlanda

Fica a lição para não se dispor de algo que não é nosso, neste caso poderia ter abortado um negócio de mil milhões de euros.

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link