Como tirar fotos de longa exposição num smartphone Android

Qualquer smartphone Android com modo Pro – ou modo manual, se preferir chamar-lhe assim – tem uma série de configurações que permitem tirar fotografias de longa exposição para conseguir esse efeito curioso. Tirar fotos de longa exposição com o modo Pro do seu Android Modo profissional para tirar fotos de longa exposição Deve ter em conta que a qualidade do resultado dependerá das características da câmara.

É possível que, em mais do que uma ocasião tenham lamentado não saber tirar uma foto de longa exposição com o modo Pro da sua câmara Android. Estas são as imagens em que, por exemplo, vemos uma estrada com o rasto dos faróis dos carros que passam.

Qualquer smartphone Android com modo Pro – ou modo manual, se preferir chamar-lhe assim – tem uma série de configurações que permitem tirar fotografias de longa exposição para conseguir esse efeito curioso.

Tirar fotos de longa exposição com o modo Pro do seu Android

Modo profissional para tirar fotos de longa exposição

Modo profissional para tirar fotos de longa exposição

Deve ter em conta que a qualidade do resultado dependerá das características da câmara. Para tirar fotos de longa exposição correctamente, deve primeiro ter em mente que o smartphone deve estar completamente imóvel durante o tempo em que a foto é tirada, que normalmente é superior a 10 segundos, pelo que é melhor usar um tripé ou mantê-lo apoiado sobre uma estrutura estável onde não haja movimento.

Podem ser necessárias várias tentativas para encontrar as configurações ideais para a cena em que se encontra, pois pode ser necessário aumentar ou diminuir a ISO para obter o brilho desejado, bem como modificar o foco para evitar a desfocagem da imagem.

Os passos a seguir são os seguintes:

  1. Abrir a aplicação da câmara e ir ao modo Pro ou modo Manual.
  2. Seleccionar um nível de velocidade de obturação elevado, mais de 10 segundos.
  3. Defina o ISO baixo
  4. Coloque o foco em automático ou manualmente no que deseja fotografar
  5. Tire a foto e espere até que o processamento termine
Vai gostar de saber:  CES 2022 termina 1 dia mais cedo que o previsto, devido ao Covid-19

Como tirar fotos de longa exposição num smartphone Android 1

 

Quanto maior for o nível de velocidade do obturador, mais tempo o smartphone ficará a tirar a fotografia, por isso mais luz entrará, e a imagem será mais clara. O ideal para este tipo de imagens é fotografar elementos com algum tipo de luz e que estejam em movimento, uma vez que será capaz de capturar todo o rasto deixado por esse elemento.

Como tirar fotos de longa exposição num smartphone Android 2

Fotografar carros em movimento é uma boa opção, mas se o quiser fazer a partir de casa, basta apagar a luz, colocar o telefone à sua frente e fazer gestos no ar com uma lanterna. É também uma ótima opção colocar o smartphone apontado para o céu para fotografar estrelas à noite.

Existem alguns fabricantes que incluem nos seus smartphones um modo que já aplica essas configurações automaticamente, o que pode tornar o processo muito mais fácil e até mesmo permitir que escolha entre diferentes opções. É um tipo de fotografia muito fácil de fazer, que pode ajudar a ter sucesso nas redes sociais sem utilizar uma câmara profissional.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!