Como remover um hacker do seu iPhone? (Passo 1: Não entre em pânico)

Mas se pensa que o seu telefone pode ter sido pirateado, como diz o título: não entre em pânico.

A Apple concebeu o seu iOS como um software fechado e seguro, e a política da empresa – especialmente quando se trata de iPhones – tem sido a de manter a sua informação tão segura quanto possível. No entanto, ainda existem formas de um hacker assumir o controlo do seu iPhone, e ainda existem aplicações que podem permitir o acesso não autorizado ao sistema do telefone.

Mas se pensa que o seu telefone pode ter sido pirateado, como diz o título: não entre em pânico. Há maneiras de os remover e proteger o seu telefone contra futuros ataques.

Como remover um hacker do seu iPhone? (Passo 1: Não entre em pânico) 1

Como saber se o seu telefone foi pirateado

Antes de mais, é pouco provável que alguém tenha pirateado o seu telefone. No entanto, as hipóteses de isso acontecer nunca são nulas.

Aqui estão alguns sinais de que o seu telefone foi pirateado: se notou que o seu telefone se tem comportado de uma forma suspeita, vale a pena investigar. Neste caso, um comportamento suspeito significa coisas como aplicações a fechar e reiniciar subitamente, a ligação à Internet está sempre activa, e há páginas de browser abertas que não se lembra de aceder.

Como remover um hacker do seu iPhone? (Passo 1: Não entre em pânico) 2

Um pico de calor repentino é também um bom indicador – se não estiver a jogar ou a usar muito o dispositivo e o telefone aquecer sem motivo, isto pode ser um sinal de que o seu telefone está sob ataque. As aplicações que não se lembra de instalar são também um sinal seguro de que algo errado não está certo..

Embora tenha de ter em mente que estes podem ser apenas sinais de que o seu telefone está a envelhecer, se todas estas coisas acontecerem ao mesmo tempo, vale a pena investigar.

Se por acaso ouvir bipes e ecos durante as suas chamadas, preste muita atenção porque isso significa que outra pessoa pode estar a ouvir.

Verificar redirecionamentos

Se suspeitar que alguém está a ouvir as suas conversas ou a ler as suas mensagens, pode marcar *#21# e este código específico será capaz de lhe dizer se as suas chamadas ou mensagens são redireccionadas.

Outro código, ##02#, limpará todos os redireccionamentos se for confirmado que o seu dispositivo tem redirecionamentos ativos que não pretende manter.

Como remover um hacker do seu iPhone

As aplicações são uma forma muito comum para os hackers terem acesso ao seu iPhone. Se descarregou recentemente uma aplicação de uma fonte de terceiros (não da Apple App Store), deverá apagá-la do seu iPhone. Ao percorrer as aplicações no seu iPhone, apague também as que não se lembra de ter descarregado. Estas podem ter sido adicionadas enquanto estava ligado a uma rede Wi-Fi não segura ou clicando num link de phishing.

Depois disto, alterem todas as vossas palavras-passe. Se o seu iPhone tiver sido pirateado, é possível que as suas palavras-passe e informação de login tenham sido comprometidas. Terá também de alterar as suas contas iCloud e ID da Apple.

Se realmente, realmente quer ter a certeza de que tudo desapareceu, a melhor coisa a fazer é restaurar o seu iPhone às suas configurações de fábrica.

Faça backup de todas as suas mensagens, contactos, fotos, e ficheiros antes de o fazer, no entanto, uma vez que esta acção irá remover tudo.

Como limpar o seu iPhone de um potencial vírus ou malware:

O risco de obter vírus e malware num iPhone é significativamente menor do que no Android, mas isto também depende de como o utilizar. Se instalar aplicações de outras fontes que não a App Store e não actualizar iOS regularmente, corre o risco de se meter em alguns problemas.

Se suspeitar que o malware entrou de alguma forma no seu iPhone, vá ao menu Definições& Geral& VPN e apague todos os perfis que não lhe pareçam familiares ou que não se lembre de instalar.

Se não conseguir apagar esses perfis, tente ir a Definições & Geral & Reiniciar iOS e toque em Reiniciar definições de rede . Desta forma, todas as definições de rede serão repostas ao estado de fábrica e as VPNs deverão ser apagadas (a propósito, terá de introduzir novamente as palavras-passe do seu Wi-Fi).

Claro que uma das melhores coisas a fazer é descarregar uma aplicação antivírus e, ocasionalmente, realizar alguns scans, para se certificar de que o seu smartphone está em forma.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!