Android Geek
O maior site de Android em Português

Como recuperar SMS apagadas em Android

Ferramentas para recuperar SMS apagadas

Há umas quantas baseadas em PC para ajudar neste processo, e, claro, também para os utilizadores de Mac. De um modo geral eles são gratuitos (ou têm uma versão gratuita) e fazem o trabalho tão bem quanto os outros. A ferramenta que devem  escolher vai depender da preferência pessoal, mas todos eles fazem basicamente a mesma coisa: scan á memória do Android, identificar e recuperar suas mensagens no estado "apagadas". Todos eles nos guiam durante o processo, que normalmente é de apenas quatro passos : Ligar, scan, visualização, recuperação. O processo funciona para outros dados, além de mensagens de texto. Alguns programas que valem a pena experimentar são:

Coolmuster Android SMS+Contacts Recovery

Wondershare Dr. Fone for Android(necessita root)

Android Data Recovery

Como recuperar SMS apagadas

Dependendo do programa que escolherem as etapas podem ser diferentes, mas tudo o que essencialmente temos a fazer é:

1. Download e instalação de um dos programas acima. Iniciar o programa no computador.

2. Ligar o Android ao computador (com o programa de recuperação instalado e programa em execução) com um cabo USB.

Se acidentalmente apagarem algumas ou todas as  mensagens de texto por engano, não se preocupem! É possível obtê-los de volta com 99% de sucesso, mas há um ingrediente muito importante: o tempo! Se apagaram a caixa de entrada SMS ,  é preciso agir rápido, porque, as mensagens são recuperáveis, enquanto o espaço que ocupavam na memória não for reescrito, quanto mais tempo esperarem maior a probabilidade de receber novas mensagens de texto, atualizações de aplicações ou outra coisa qualquer que vá ocupar o mesmo espaço da memória, destruindo para sempre as SMS que queríamos recuperar.

3. Activar a depuração USB no Android. Para fazer isso, precisamos ter acesso às opções de programador no menu de Definições principal. Se esta opção não estiver disponível, basta ir a : "Sobre o telefone" e pressionar várias vezes o número de compilação. Agora já temos acesso ás opções de programador no menu Definições principal (logo acima de Sobre o telefone). Em opções de programador, basta ir a depuração USB (ou Depuração Android, dependendo da ROM) e activar.

4. Seguir as instruções do programa de recuperação para fazer scan ou analisar a memória do Android.

5. Assim que o processo estiver completo, temos acesso para navegar e visualizar os dados armazenados no dispositivo (quer tenham sido'' excluídos'' ou não). Enquanto a parte específica da memória em que se encontravam armazenados os dados não for utilizada, ainda é possível obter os dados de volta. Por isso é importante agir rapidamente em caso de perda de dados.

6. Basta localizar a pasta de mensagens de texto , seleccionar as mensagens que se deseja recuperar e usar a acção "Recuperar" no programa para os ter de volta no dispositivo. Podes ainda guardá-los no computador.

Nota: se quiserem completar este processo sem um PC,  vão precisar de acesso de root no dispositivo e mais do que provável um aplicativo de recuperação pago. Em qualquer caso, é mais fácil e fiável usar um computador.

Como evitar que aconteça novamente

Ok, então talvez tenhamos aprendido a lição, talvez não... Se não quisermos que volte a acontecer o melhor é prevenir, e com o SMS Backup & Restore. Que é simples, bonito e funciona perfeitamente: basicamente tudo precisamos neste caso.

Imagens abaixo.

SMS Backup & Restore fácil de usar.
Seleccionar backup e está feito. Restaurar o backup é explicado claramente também.
Não arrisquem, uma vez feito o backup, exportar para enviar e-mail, Cloud ou SD. 
Aproveitem a oportunidade para agendar backups e muito mais. Alguma vez se viram em apuros por apagar SMS importantes? Usam outro método? Deixem a opinião nos comentários.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais