Android Geek
O maior site de Android em Português

Como fazer um backup dos seus contactos e como restaurá-lo

E não é algo agradável. Embora os serviços de backup na nuvem tenham conseguido aliviar esse inconveniente até certo ponto, ainda existe quem tenha visto os seus  contactos desaparecerem completamente quando vai usar o seu novo smartphone, e pior que isso é não conseguir recuperá-los, já que todos os dados do dispositivo antigo já foram apagados.

Trocar de smartphone e perder todos os contactos que armazenamos no dispositivo anterior é um problema que, provavelmente, muitos dos presentes já enfrentaram em mais de uma ocasião. E não é algo agradável. Embora os serviços de backup na nuvem tenham conseguido aliviar esse inconveniente até certo ponto, ainda existe quem tenha visto os seus  contactos desaparecerem completamente quando vai usar o seu novo smartphone, e pior que isso é não conseguir recuperá-los, já que todos os dados do dispositivo antigo já foram apagados. 

Como fazer um backup dos seus contactos e como restaurá-lo 1

Na verdade é fácil evitar a perda de contactos ao alternar entre dispositivos Android, basta ter criado uma cópia de segurança que salvaguarde todos esses contactos importantes. Neste guia explicamos como fazê-lo passo a passo, bem como a melhor maneira de restaurar o backup no novo dispositivo, quando necessário.

Não percam os vossos contactos novamente: desta forma, podem criar e restaurar um backup

Primeiro que tudo, é necessário levar em conta que, embora seja aconselhável ter um backup de todos os contactos armazenados no cartão SIM ou no dispositivo, é ainda mais aconselhável ter um backup completo, com todos os dados do smartphone . Dito isto, vamos ver como criar um backup da agenda de contactos.

Criar o backup passo a passo

Como não perder seus contactos quando o utilizador alterar o seu telefone Android em 2018

No Android, Temos várias maneiras de criar um backup dos contactos. O primeiro é válido apenas para todos aqueles que usam a aplicação de contactos do Google, o que é altamente recomendado, pois possui opções úteis, como backup automático e reposição de backups armazenados na nuvem, organização de contactos através de etiquetas, tema escuro e até mesmo o acesso a partir do navegador graças à sua versão web..

Se já usam esta aplicação, ou decidiram começar a usá-la , estas são as etapas para criar um backup dos seus contactos:

  1. Abra a aplicação contactos no seu smartphone.
  2. Vá ao menu lateral e clica em “Configurações”.
  3. Na secção “gerir contactos”, procure a opção “Exportar”.
  4. Seleccione a conta onde os contactos estão armazenados e clique em “Exportar para o arquivo .vcf”

Desta forma, um arquivo será gerado com o backup de todos os contactos, que mais tarde pode ser restaurado em qualquer outro dispositivo Android.

Mas se decidirEM não usar a aplicação contactos do Google, também podem criar um backup na nuvem através da vossa conta do Google. Normalmente, essas cópias são configuradas automaticamente na primeira vez que a Conta do Google é associada ao dispositivo. se ainda não fizeram isso, é possível realizar esse processo mais tarde ao seguir estas etapas:

  1. Abram a aplicação Configurações do sistema no dispositivo.
  2. Acedam à secção “Google”.
  3. Escolham a opção “Backup”.
  4. Ative a opção “Backup no Google Drive”.

Como fazer um backup dos seus contactos e como restaurá-lo 2

Com esta opção habilitada, o dispositivo criará cópias de backup automáticas de todos os dados armazenados, onde se incluem os contactos. Assim, sempre que um contato for adicionado, não será necessário adicioná-lo manualmente ao backup, essa ferramenta fará isso automaticamente.

Restaurar todos os seus contactos

 

Está na hora de mudar de telefone e não querem perder os vossos contactos. Felizmente, agora têm uma cópia do conteúdo da agenda,  podem restaurar em qualquer dispositivo e em apenas alguns segundos. Dependendo da alternativa que seguiram ao fazer o backup dos dados, o utilizador terá que restaurá-los de uma forma ou de outra.

Se optaram por gerar um arquivo .vcf devem usar a aplicação contactos no Smartphone, não precisa ser a do Google. Estes são os passos a seguir:

  1. Guardem o arquivo VCF gerado no processo anterior na memória interna do novo dispositivo.
  2. Abram a aplicação contactos no smartphone.
  3. Vão ao menu lateral e cliquem em “Configurações”.
  4. Na secção “gerir contactos”, procurem a opção “Importar”.
  5. Seleccione, o arquivo VCF e marquem todos os contactos que desejam restaurar.

Como fazer um backup dos seus contactos e como restaurá-lo 3

E é isso! Depois de alguns segundos, a restauração será concluída e todos os contactos estarão disponíveis no novo dispositivo, onde se incluem todas as informações pessoais que foram adicionadas anteriormente.

Se, por outro lado, decidiram Criar um backup no Google Drive, o processo para restaurar a agenda será algo diferente. Embora geralmente todos os dados sejam restaurados automaticamente quando a Conta do Google está associada ao dispositivo, talvez seja necessário fazer isso manualmente. Estes são os passos a seguir.

  1. Abram a aplicação Configurações do sistema no dispositivo.
  2. Pesquisem e acedam à secção “Google”.
  3. Dentro da categoria “Serviços”, cliquem em “Restaurar contactos”
  4. Escolha a conta da qual desejam restaurar contactos, bem como o dispositivo no qual o backup foi criado.

Quando o processo terminar todos os contactos serão restaurados na agenda e, de cada vez que um novo for adicionado, o backup será atualizado automaticamente para que nunca mais percam informações novamente. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de manter as informações de contato seguras, já que uma vez que a cópia esteja configurada, não têm que fazer mais nada, contanto que continuem com a mesma conta Google. T

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link