Como fazer e partilhar ligações de chamada WhatsApp

Estas pequenas e úteis ligações transformam as chamadas WhatsApp em links permanentes, às quais qualquer pessoa pode aderir sempre que quiser. Melhor ainda, pode criar uma ligação de chamada em apenas alguns toques.

O WhatsApp tem vindo a evoluir silenciosamente o seu arsenal de funcionalidades há anos, com a evolução da multiplataforma a meta conseguiu torná-la numa das nossas aplicações favoritas de todos os tempos. Mas o que se passa com os links de chamada do WhatsApp? Estas pequenas e úteis ligações transformam as chamadas WhatsApp em links permanentes, às quais qualquer pessoa pode aderir sempre que quiser. Melhor ainda, pode criar uma ligação de chamada em apenas alguns toques. Quer saber como? Veio ao sítio certo.

Como fazer e partilhar ligações de chamada WhatsApp 1

Porque usar as ligações de chamada WhatsApp?

Uma vez que as chamadas WhatsApp já são tão simples, qual é exactamente o objectivo de uma ligação de chamada? A quem se destina – pequenas empresas, grupos e comunidades? Estas ligações abrem as portas à videoconferência simplificada no WhatsApp, criando “destinos” a longo prazo, onde as pessoas podem entrar (e sair) da ligação em qualquer altura.

Portanto, se as chamadas WhatsApp são para telefonar aos seus amigos e as pessoas podem ir e vir como quiserem – mesmo quando quem criou o link não está presente.

Como criar um link de chamada WhatsApp:

Antes de começarmos: Apesar de poder gerar ligações de chamada a partir de qualquer dispositivo compatível com o WhatsApp Android ou iOS. Actualmente não pode produzir ligações de chamada a partir de versões Desktop ou Web do WhatsApp, mais sobre isso mais tarde.

  1. Abra o WhatsApp no seu Android ou iPhone.
  2. Seleccione o separador Calls.
  3. No separador das chamadas, toque em Criar ligação de chamada no terço superior do ecrã.
  4. A partir do ecrã Criar link de chamada, toque no link Tipo de chamada se desejar alternar entre chamadas de voz ou videochamadas para este link.
  5. Pode então utilizar o menu de rádio para seleccionar se prefere uma chamada de vídeo ou de voz.
  6. No mesmo ecrã de ligação de chamada, pode ver a ligação e seleccionar uma das três opções para a partilhar.:
  • Enviar link através da WhatsApp – partilha o link dentro da plataforma WhatsApp.
  • Copy Link – ideal para enviar para outras plataformas ou e-mails.
  • Share Link – activa a janela de partilha do seu telefone para enviar directamente para outras aplicações.

Há alguma limitação a esta nova funcionalidade?

O WhatsApp tem um limite máxima de 32 participantes por chamada em grupo, incluindo ligações de chamada. Isto limita efectivamente a funcionalidade para organizações maiores. Outra limitação é que embora se possa criar tantas ligações quantas se queira, todas as ligações de chamada expiram após 90 dias. Assim, terá de gerar um novo conjunto de ligações de reunião de poucos em poucos meses se as estiver a utilizar para convites de calendário, por exemplo.

Como mencionado, a advertência mais importante a ter em conta é que a funcionalidade de ligação de chamada actualmente só funciona em versões móveis e tablet do WhatsApp. As versões desktop ou web da plataforma WhatsApp estão de fora, pelo que as pequenas empresas podem querer ter isso em mente. Nem sequer é possível aderir a uma ligação de chamada a partir do ambiente de trabalho; isso vai incitá-lo a descarregar a aplicação.

Então, o que vai o WhatsApp fazer a seguir?

Agora que está tudo pronto para criar ligações de chamada, pode partilhar ligações de forma gratuita, e com grande facilidade. Embora possa parecer uma adição simples, as ligações de chamada fazem parte de uma estratégia mais arrojada na sede da WhatsApp para manter a principal aplicação de mensagens do mundo no topo.

Características como conversas em grupo, mensagens em vários dispositivos, e até sondagens estão a ser lançadas, alargando os horizontes do WhatsApp como uma aplicação mais poderosa e mais fácil de usar para locais de trabalho mais pequenos. A funcionalidade call link representa um grande passo em frente para uma das melhores aplicações do mercado – mesmo depois de todos estes anos o Whatsapp continua a evoluir.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!