Android Geek
O maior site de Android em Português

Como encriptar o seu cartão SD num novo smartphone

Desde a versão 3.0 que a Android permite a criptografia do seu dispositivo.

Medidas de segurança para o seu smartphone

 

A criptografia do seu smartphone é apenas uma das formas de obter um nível de segurança superior para o seu dispositivo móvel. Desde a versão 3.0 que a Android permite a criptografia do seu dispositivo. Este processo dificulta o roubo dos dados de qualquer utilizador.

Existem outras opções para quem gosta de, com zelo, manter os seus aparelhos seguros e a sua privacidade em linha com as medidas tomadas em relação a possíveis ameaças.

Como encriptar o seu cartão SD num novo smartphone 1

Falamos de ações como a de instalar um VPN Online, algo que irá manter o seu smartphone anónimo em qualquer navegação, mascarando os seus dados pessoais numa jornada online.

Através das Configurações de Segurança Google do seu dispositivo Android, será também possível localizar remotamente o seu smartphone, caso o perca ou seja roubado, e até mesmo apagar todos os dados presentes neste telemóvel, à distância.

Outra ação recomendada seria dar a autorização ao Android para efetuar uma verificação de segurança em todas as suas apps.

Isto irá fazer com que qualquer ameaça à segurança do seu smartphone seja identificada pela Google que, assim, poderá avaliar o risco de dano que estas poderão causar.

Será importante, também, ter em atenção que aplicações não oficiais poderão estar a expor os seus dados e informações.

O mesmo é válido para as funcionalidades de Bluetooth e Wireless. Deverá ter cuidado com o tipo de redes a que acede e onde o faz. Redes públicas dúbias poderão ser uma forma dese tornar um alvo fácil para hackers.

Finalmente, atualize sempre o seu sistema operativo. A Google fará de tudo para manter o seu smartphone seguro, introduzindo medidas de segurança.

No entanto, se você não fizer o esforço de atualizar as aplicações que você usa, ou permitir a atualização automática, esse processo terá sido em vão.

 

O que é a encriptação de um cartão SD?

Encriptar ou criptografar o cartão SD que utiliza no seu smartphone é uma preocupação de grande importância.

A criptografia é, basicamente, o processo de lhe roubar informações uma tarefa que consome imenso tempo e que se torna cada vez mais difícil, quão mais complexo este processo for.

Com isto, estamos a dizer-lhe que é completamente possível ultrapassar este sistema de segurança, no entanto, se esta medida for tomada de forma eficaz, serão necessários 10 anos da vida de um hacker para quebrar a chave necessária para aceder à memória da sua unidade.

Relacionado:  Huawei P10 Lite a receber atualização de recursos importantes, onde se inclui Huawei Assistant, câmara e correções de sistema e muito mais

Como encriptar o seu cartão SD num novo smartphone 2

Muito superficialmente, a encriptação funciona de tal modo que, através deste processo, será possível ‘pegar’ nos dados que estão presentes nesta unidade e embrulhá-los, por assim dizer, num invólucro do qual será impossível extrair informações a não ser que sejam dadas as credenciais corretas.

É simples explicar porque é que isto poderá ser bastante importante. Se dá valor à sua privacidade, segurança e ao ato de manter algo que é seu, do seu lado, então entenderá que este processo fará com que seja mais difícil para terceiros obterem informações suas.

A partir do momento em que o processo de criptografia estiver terminado, apenas você e as pessoas que saibam a palavra-passe poderão aceder aos dados presentes nesta unidade de memória.

Este processo fará também com que, caso apenas o seu cartão SD seja roubado, sejaimpossível este ser lido por outro dispositivo, assim assegurando a sua privacidade.

Outro efeito será o de que caso o seu smartphone avarie, este cartão morrerá com ele.

É por isso que todos devem adotar esta medida para os seus smartphones, uma vez que não o fazer seria semelhante a nunca bloquear o seu telemóvel quando o pousa em algum lado.

 

Como criptografar um cartão SD?

 

Se tem um dispositivo Android e deseja criptografar o seu cartão de memória SD, então siga os seguintes passos:

  1. Dirija-se à app de ‘Definições’ e clique em ‘Segurança e Biometria’.

Para aparelhos Galaxy a operar em Android OS 8.0 (Oreo), dirija-se a ‘Definições’ e, posteriormente a ‘Bloqueio de Ecrã e Segurança’, para encriptar e desencriptar o seu cartão SD.

  1. Faça scroll para baixo, até encontrar a opção ‘Encriptar Cartão SD’.
  2. Selecione ‘Encriptar Cartão SD’.
  3. Ser-lhe-á pedido o seu PIN de segurança, ou padrão de toque ou Palavra-passe.
  4. Insira a credencial pedida e o processo criptografia irá começar.
  5. Poderá continuar a utilizar o seu dispositivo de forma normal.
  6. No painel de notificações o processo de criptografia será mostrado.

Se a memória do cartão em questão estiver muito cheia, este processo poderá demorar mais tempo.

Para que tenha noção, um cartão com 60 GB de dados demorará cerca de 100 minutos para terminar.

  1. No fim deste processo, o seu cartão estará completamente criptografado e a palavra-passe que escolheu ser-lhe-á pedida sempre que o usar.
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!