Como detectar contas falsas no Instagram

Por outras palavras, ver quantos seguidores e seguindo a conta tem, o número de interacções nos seus posts, etc. Se a conta não tiver muitos seguidores ou interacções, é mais provável que seja falsa. Outra forma de detectar contas falsas é através da análise da informação do perfil.

É mais fácil do que se pensa identificar contas falsas no Instagram se se souber o que procurar. Aqui estão algumas dicas e truques para o ajudar a evitar ser enganado por uma conta falsa

Uma das primeiras coisas que se pode fazer para detectar uma conta falsa é verificar a comunidade da conta. Por outras palavras, ver quantos seguidores e seguindo a conta tem, o número de interacções nos seus posts, etc. Se a conta não tiver muitos seguidores ou interacções, é mais provável que seja falsa

Outra forma de detectar contas falsas é através da análise da informação do perfil. Muitas contas falsas terão pouca ou nenhuma informação na sua secção de perfil. Se uma conta não tiver imagem do perfil, nem biografia, nem sítio na Internet, há uma boa probabilidade de não ser uma pessoa real

Finalmente, dê uma vista de olhos aos posts da conta. As contas falsas publicarão frequentemente conteúdo genérico que não é específico a nenhum nicho ou interesse. As contas reais geralmente publicam conteúdo específico para os seus interesses, hobbies, ou negócios. Se todos os posts de uma conta parecerem que poderiam ter sido postados por qualquer pessoa, é provavelmente falso

Comunidade

O primeiro passo para identificar uma conto Instagram falsa é verificar a comunidade que ela tem. Por outras palavras, ver quantos seguidores e interações tem, e assim por diante.

Como detectar contas falsas no Instagram 1

Verificar se os seguidores da conta são pessoas reais. Este é possivelmente o indicador mais fácil e mais rápido quando se trata de detectar uma conta falsa. A maioria destes perfis tem um número muito grande de seguidores, mas uma percentagem muito pequena de seguidores ou não igual à sua contraparte. Além disso, é muito comum que a maioria destes seguidores sejam de locais que não têm qualquer relação com a conta. Para não mencionar que a língua não corresponde de todo, especialmente se for uma conta em Português.

Informação de perfil

Se a sua comunidade não o convencer a determinar se se trata ou não de uma conta falsa, não se preocupe. Há muitas outras características que o ajudarão a identificá-los, e uma delas é a informação do seu perfil.

Nesta secção, a primeira coisa que deve observar é se a conta é ou não verificada. Ou seja, se tem ou não o popular “visto azul”. Se o tiver, é muito provavelmente um perfil real que tenha sido verificado pelo Instagram.

Como detectar contas falsas no Instagram 2

E se a conta não for verificada, o que se pode fazer? Muito simples. Deve começar a verificar outras informações, tais como a imagem do seu perfil em plataformas como Tineye e mesmo Google Images, o que lhe dará a informação certa sobre a quem pertence a imagem.

Também pode dar uma olhada na descrição da sua biografia e ver se existe algo que pareça suspeito ou não relacionado com a conta, tais como links sombrios ou links para websites estranhos, passos para obter algum “presente gratuito”, promoções demasiado boas para serem reais e muito mais.

Conteúdo

Outro excelente indicador de que está a lidar com uma conta falsa é o tipo, quantidade e frequência da publicação do conteúdo. Em geral, estas contas tendem a publicar um grande número de posts, reels e histórias em muito pouco tempo para tentar aparecer da forma mais normal possível.

No entanto, após algum tempo deixam de partilhar o conteúdo com esta frequência. Além disso, as suas histórias contêm frequentemente o mesmo tipo de fotos ou vídeos (spam) com ligações estranhas que não são de confiança.

Interações

Como detectar contas falsas no Instagram 3

Em relação ao ponto anterior, as interacções no conteúdo mostram geralmente que estamos perante uma conta ou um bot falso. Isto porque, se considerarmos o número de seguidores que a conta tem, o número de gostos e comentários por post é mínimo ou em muitos casos inexistente.

Além disso, dentro da pouca interacção que podem receber, em muitos casos vem também de outros perfis semelhantes que procuram o mesmo objectivo. Assim, estamos perante um ciclo infinito de conteúdos de spam.

Obter informações de conta no Instagram

Acredite ou não, o Instagram pode dissipar quaisquer dúvidas que possa ter depois de verificar estes indicadores. Basta ir para a conta em questão e clicar no menu de três pontos no canto superior direito do seu ecrã.

Como detectar contas falsas no Instagram 4Quando foi criada a conta?

Aqui, encontrará uma secção relacionada com “Informação sobre esta conta”. Ao clicar nela, a própria rede social dar-lhe-á acesso a determinados dados de identidade da conta, tais como data de criação, localização, nomes de utilizadores anteriores e seguidores em comum.

Esperamos que estas informações sobre estas contas o ajudem a confirmar quaisquer suspeitas e, claro, evitar a todo o custo que estranhos lhe enviem pedidos de amizade, para que não seja vítima de qualquer inconveniente dentro e fora desta rede social.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!