Como desligar o Roaming de dados para evitar surpresas desagradáveis

Technology online banking money transfer e-commerce concept. Annoyed young woman using smartphone with dollar bills flying away from screen isolated gray wall office background. Human face expression

Embora a maioria das operadoras forneçam dados em roaming como parte dos seus planos de subscrição, podem cobrar um preço extra pelo roaming internacional. O roaming de dados pode ser um problema, porque pode ser caro.

Dados móveis ilimitados fizeram da procura de hotspots Wi-Fi uma coisa do passado, pelo menos se estiver no seu país de origem. No entanto, as coisas complicam-se quando se tenta estar sempre online no estrangeiro. Embora a maioria das operadoras forneçam dados em roaming como parte dos seus planos de subscrição, podem cobrar um preço extra pelo roaming internacional.

O roaming de dados pode ser um problema, porque pode ser caro. Se não tiver cuidado, pode refletir-se numa enorme fatura pela utilização de dados enquanto viaja. Outra desvantagem potencial é que o seu telefone pode não funcionar tão bem noutro país se estiver a contar com a rede de uma operadora local.

Como desligar o Roaming de dados para evitar surpresas desagradáveis 1
Technology online banking money transfer e-commerce concept. Annoyed young woman using smartphone with dollar bills flying away from screen isolated gray wall office background. Human face expression

Embora tenha de verificar as especificações do seu telefone para determinar se terá cobertura de dados quando viajar, pode facilmente desactivar a ligação de dados do seu telefone quando estiver no estrangeiro para evitar custos adicionais. A forma mais fácil é evitar automaticamente que o seu telefone utilize dados numa rede estrangeira, sem ter de pensar nisso quando está fora de casa. O processo demora apenas alguns segundos.

Como desligar o roaming de dados no seu dispositivo

Para desligar o roaming de dados no vosso dispositivo basta apenas alguns passos.

1. Vá até às Definições do seu telefone.

2. Ligações & Redes Móveis.

3. Desligue o roaming de dados para ter a certeza de que o seu aparelho não utilizará dados no estrangeiro.

Isto impede o seu dispositivo de utilizar a ligação 3G, 4G, ou 5G quando ligado a uma rede diferente da rede doméstica.

Como desligar o roaming de dados no seu cartão SIM, a fim de poupar dinheiro.

Isto pode ser um problema quando se utiliza um cartão SIM global, uma vez que exige a utilização de dados em roaming. Se for este o caso, é melhor usar o seu SIM de viagem como secundário, seja na ranhura secundária do seu telefone ou como um eSIM, e desligar a ligação de dados. Eis como o fazer:

1. Vá até às Definições do seu telefone.

2. Toque em Ligações & Gestor de cartões SIM.

3. Seleccione o seu SIM de viagem em Dados móveis.

4. Desligue a utilização automática de dados para evitar que o seu telefone utilize os dados do seu SIM de casa quando o segundo estiver indisponível.

5. Quando regressar a casa, retire o SIM secundário ou desative-o do gestor do cartão SIM para utilizar os dados do seu SIM principal.

Com estes poucos passos fáceis, está a salvo de incorrer em encargos indesejados durante a sua viagem. Não terá de voltar a ligar os dados quando estiver em casa, uma vez que já não estará em roaming.

Viajar com paz de espírito e sem ir à falência

Com estes passos fáceis, pode planear a sua próxima viagem sem se preocupar com o seu telefone utilizar dados em redes estrangeiras. Os primeiros passos acima permitem-lhe evitar isto completamente, o que significa que o seu dispositivo não utilizará dados quando estiver em roaming. Embora poupe algum dinheiro na sua conta, o seu telemóvel não terá qualquer ligação móvel de dados, pelo que a sua única forma de ficar online será através da utilização de uma rede Wi-Fi.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!