Como criar um site otimizado para mobile

Os sites que foram criados antes da “era dos smartphones” devem ser reformulados ou podem ser deixados de lado, caso não tenham a tela adaptável ao celular. Pesquisas também apontam que a maioria das pessoas prefere navegar na internet pelo celular, já que podem navegar a qualquer hora e em qualquer lugar.

O termo responsividade é bastante utilizado, sendo considerada uma característica que uma plataforma possui de conseguir responder aos seus usuários da maneira ideal quando eles decidem aceder à sua página da internet por meio de um dispositivo móvel.

Com isso, para quem faz gerenciamento de sites precisa levar em consideração se é possível otimizar para a versão mobile. Os sites que foram criados antes da “era dos smartphones” devem ser reformulados ou podem ser deixados de lado, caso não tenham a tela adaptável ao celular.

Pesquisas também apontam que a maioria das pessoas prefere navegar na internet pelo celular, já que podem navegar a qualquer hora e em qualquer lugar. Se você quer saber como criar um site responsivo, ou seja, otimizado para mobile, continue a leitura do nosso artigo!

Como criar um site otimizado para mobile 1

Escolher o layout do site

 

A primeira coisa a se fazer quando nos questionamos em como montar um site otimizado para o celular, é escolher o layout. Saber onde o menu e os botões devem ficar, por exemplo, é uma das tarefas principais para que você tenha um site navegável e funcional.

Você consegue fazer isso por meio de uma ferramenta específica para isso, como o criador de sites da Wix, pois a ferramenta disponibiliza diversos temas gratuitos ou pagos para você se inspirar. Além disso, pensar na ideia de ter um site mais “clean” também é importante.

Acessar uma página que é muito poluída visualmente pelo computador já é bastante difícil, imagine ter que fazer o mesmo em uma tela bem menor como é a de um celular. Com isso, se você administra um site, tente inserir opções mais limpas, com menos elementos. Se possível, também tente colocar letras grandes e frases curtas, além do mais, seguir um padrão de cores não deixa o seu layout confuso, facilitando mais ainda o acesso via celular.

Tempo de processamento em dispositivos

Atualmente, tanto tablets quanto celulares possuem um tempo de processamento bem maior do que muitos computadores. Quando um cliente decide fazer uma compra pela internet, por exemplo, ele quer economizar dinheiro e principalmente tempo.

Com isso, acessar uma página que tenha o carregamento de conteúdo demorado é algo bastante desagradável, fazendo com que o usuário recorra à página dos seus concorrentes por conta desse problema.

É muito importante saber avaliar com bastante cuidado o tempo de processamento de vídeos e imagens do seu site. Portanto, procure imagens com tamanho reduzido, assim quando o usuário acessar a sua página o conteúdo irá carregar mais rapidamente, gerando assim uma visita mais frequente.

Além disso, o Google tem uma funcionalidade que é capaz de medir a velocidade do carregamento do seu site, assim você pode realizar testes. Com os resultados dos testes pode ir refinando o seu site para ter um carregamento cada vez mais rápido, isso além de ser agradável para os usuários, é bem visto pelos motores de busca.

Vai gostar de saber:  X confirma: Comunidades NSFW estão a caminho, saiba mais!

Destaque as opções de atendimento ao cliente

Mesmo que você disponibilize todo o conteúdo do seu site de forma bastante visível à tela do celular, também é muito importante que você inclua algumas informações básicas como e-mail, localização (se você tiver empresa física), telefone e redes sociais.

Apesar de parecer absurdo, existem empresas que fazem dessas informações de contato um verdadeiro caça ao tesouro. Com isso, saber manter esses dados com fácil acesso tem como objetivo ajudar o seu cliente a entrar em contato com você em caso de dúvidas ou problemas.

Além disso, informar o seu contato também pode trazer ainda mais credibilidade ao cliente e mostra que você não está interessado apenas em vender, mas também de oferecer um pós venda, por exemplo.

Então, se o seu site é amigável, mas não possui esses dados visíveis, vale a pena reformular para que assim ele esteja completo, pois muitos clientes também deixam de visitar determinada página só porque não conseguiram identificar a opção de ajuda.

Não use pop-ups

Por favor, não nos interprete mal, os pop-ups são um ótimo recurso para aquelas irritantes e perigosas janelas de anúncios. Porém, caso não sejam bem feitos, na verdade, podem mais atrapalhar a experiência do cliente do que ajudar, acarretando inclusive em penalidades nos rankings de busca.

Para quem navega pelo celular, os polegares são muito usados, com isso, os pop-ups podem ser complicados de fechar. Além disso, os usuários também podem acabar clicando sem querer, ao invés de fechá-lo.

Infelizmente, isso também é um dos motivos que fazem com que os seus clientes saiam da sua página porque estão encontrando dificuldades na hora da navegação, sem conseguir ver o que realmente lhes interessa. A solução para usar pop-ups no celular, seria encontrar um criador que ofereça campanhas específicas apenas para o celular, no qual são totalmente adaptáveis a uma tela menor.

Como foi possível perceber com nossas dicas aqui, criar um site otimizado para o celular não é tão complicado quanto parece. Porém, é necessário que você leve em consideração alguns detalhes que são extremamente importantes para que o seu usuário possa ter a melhor experiência possível. Se você conseguir colocar em prática as nossas dicas, com certeza poderá acertar de primeira e o objetivo do seu site será alcançado, retendo mais usuários e, consequentemente, conseguindo números melhores, seja de publicidade ou de vendas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!