Como Conseguir mais Plays e Seguidores do Spotify

E claro, não se pode falar em reproduzir músicas sem lembrar do serviço de streaming do Spotify, uma das plataformas de música mais acessadas e consumidas do planeta, responsável por tornar cantores grandes e divulgar suas criações de modo exemplar. Se você é um músico, ou deseja conseguir mais reproduções para seu conteúdo no Spotify, veio ao lugar certo.

O mercado de entretenimento é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos tempos, com o surgimento de tecnologias novas, instrumentos que possibilitam a modulação da voz ou a gravação mais precisa de acordes e tons, os artistas se esbaldam em suas criações, sejam elas musicais ou audiovisuais.

Nesse meio, é muito comum apostar em algo que possa aumentar suas chances de se tornar famoso e ter sua música bombando em todo lugar. E claro, não se pode falar em reproduzir músicas sem lembrar do serviço de streaming do Spotify, uma das plataformas de música mais acessadas e consumidas do planeta, responsável por tornar cantores grandes e divulgar suas criações de modo exemplar.

Se você é um músico, ou deseja conseguir mais reproduções para seu conteúdo no Spotify, veio ao lugar certo. A especialista em Subsly serviço recomenda algumas dicas sobre como obter mais streams com segurança e responsabilidade no Spotify e aumentar a popularidade do seu canal nesta plataforma. 

Aplicación de Spotify

Dicas de como Conseguir mais Reproduções e Seguidores no Spotify

1. Saiba por onde começar

Iniciar uma carreira musical não é diferente de começar qualquer outro tipo de serviço ou função, é preciso um bom planejamento e uma boa base sobre onde se deseja chegar para poder conquistar grandes mudanças.

Por isso, é muito importante que você elabore ao menos uma pequena linha cronológica com objetivos simples e possíveis de se alcançar rapidamente, mas que irão no futuro gerar grandes resultados.

Por exemplo, você pode começar tentando conseguir ao menos 50 reproduções em uma semana, depois tentar conseguir isso em três, dois, um dias, até conseguir uma constante de reproduções em todo seu conteúdo.

Desse modo, você vai conquistando o seu espaço dentro da plataforma e ganhando fãs em todo canto, o que faz com que o algoritmo do serviço de streaming entenda que seu conteúdo é muito relevante e o divulgue para outros usuários.

2. Utilize as ferramentas do próprio Spotify

Como criador de conteúdo, o serviço de streaming de músicas possui uma plataforma inteiramente dedicada a proporcionar meios de ampliar e divulgar o alcance de suas músicas, o Spotify for artists.

Contando com recursos únicos para monitoramento de playlists, possibilidade de contar com os editores do próprio Spotify e dicas exclusivas de como gerenciar seu perfil de artista, você tem tudo para arrasar dentro da própria plataforma.

Além disso, a utilização desse tipo de ferramenta disponibilizada gera mais segurança e confiabilidade para você e seus ouvintes, por exemplo: ao criar sua conta, é interessante utilizar o recurso de verificação e se tornar um perfil verificado, assegurando a quem quiser escutar suas músicas que o conteúdo é seu.

E não para por aí, ao contar com esse tipo de tecnologia, disponibilizada pelo próprio Spotify, você ainda aumenta a segurança de suas músicas, pois a plataforma de músicas vai saber quais são seus sons originais e vai protegê-los, ajudando a evitar o plágio.

3. Invista na divulgação de sua música

Claro, todo seu trabalho não pode (e nem deve) ficar escondido do mundo, sua dedicação merece ser ouvida em todos os cantos do planeta, e para que isso aconteça, algo muito importante deve acontecer: sua música precisa ser divulgada.

De fato, você já deve ter notado que uma estratégia excelente para aumentar o número de “plays” em seu perfil é contar com ajuda do algoritmo da própria plataforma, mas é importante saber que isso não vai acontecer da noite para o dia e sem você fazer nada.

Divulgar suas músicas por meio de anúncios, disponibilização em sites de recomendação de lançamentos, compartilhar seu trabalho de todas as formas possíveis e não desanimar são grandes chaves para conquistar um grande número de reproduções no Spotify.

4. Não aposte tudo em um cavalo só

Com certeza, se você é um músico iniciante ou experiente, vai querer conseguir mais destaque na plataforma de streaming que possibilitará que mais pessoas acompanhem seus lançamentos e seus sons.

Porém, essa dica vale muito nessa situação: não aposte todo seu potencial apenas no Spotify, considere divulgar seu trabalho em outras plataformas.

Isso significa que, para conquistar um número maior de pessoas, é necessário ampliar sua divulgação nas redes sociais, e não a limitar somente a uma. O que não quer dizer que você precisa postar a mesma coisa no Twitter, Facebook, Youtube, Instagram e demais redes.

Por exemplo, você pode manter sua conta no Spotify como principal, onde você divulga todas as suas criações artísticas e reposta trechos ou mesmo outras versões dos seus sons nas outras redes sociais, de forma a atrair os usuários destas outras redes.

Não se esqueça, no entanto, de vincular e mencionar suas contas nas outras plataformas ao fazer tais publicações, de forma que fique fácil ao usuário acessar seu perfil caso fique curioso.

Para expandir e ganhar mais seguidores, seria interessante, por exemplo, que você criasse uma página no Facebook para compartilhar apenas novidades ou vídeos curtos falando sobre o processo de criação de suas músicas e uma no Youtube, onde você postaria vídeos seus cantando ou montando seus sons.

Veja que, desse modo, qualquer pessoa que se interessar pelas publicações em qualquer uma de suas páginas, vai começar a te seguir e, caso se interesse, te siga em sua conta principal no Spotify, onde você é mais ativo.

Da mesma forma, não ache que o Spotify é a única plataforma de músicas ouvida no mundo, seria muito interessante para você aproveitar dessa divulgação e expandir para plataformas como o SoundCloud ou o Deezer, por exemplo.

5. Interaja com seus fãs

Essa dica pode ser utilizada mais tarde, quando você já conquistou um bom número de reproduções e alguns de seus seguidores já se tornaram seus fãs.

Esse método, como afirma o tópico, consiste em você utilizar de sua influência e reconhecer as possíveis homenagens de seus fãs ou seguidores, dando a eles a sensação de valorização da opinião de seu público, o que os incentiva quanto à fidelidade deles e aumenta seu engajamento.

Imagine a situação inversa: você adora ouvir as músicas de um determinado artista, e sempre escreve algum comentário elogiando o trabalho dele (ou dela) e o mesmo quase sempre agradece e responde suas mensagens, você se sentiria muito bem nessa situação, não é?

Da mesma forma, seus fãs ficarão extremamente satisfeitos se você interagir constantemente com eles, fazendo com que seu conteúdo seja visualizado e reproduzido mais rotineiramente, bem como seja divulgado para mais pessoas.

6. Considere comprar “plays” como parte de sua estratégia de marketing

Todos sabem que conseguir chamar a atenção por conta própria nos dias atuais é extremamente difícil, alguns diriam até impossível. E se você está enfrentando dificuldades para divulgar sua página, considere adquirir um reforço extra para alcançar seus objetivos.

Claro, existe ainda muito tabu acerca desse tipo de atitude, mas é importante saber que não existe problema em procurar ajuda quando ela é necessária.

No entanto, é preciso ter um pouco de atenção na hora de decidir onde adquirir as reproduções extras, pois existem sites que não entregam aquilo que prometem e podem acabar atrapalhando ao invés de ajudar. Por sorte, existem outros que entregam tudo o que oferecem e ainda ofertam garantias, basta procurar.

7. Garanta que suas playlists e todo seu conteúdo possa ser facilmente compartilhado

Mesmo sendo uma dica bem intuitiva, vale a pena se certificar de que todo seu trabalho poderá ser facilmente divulgado por aqueles que te seguem ou que consomem seu conteúdo. Para isso, tenha a certeza de que todo seu perfil seja público, pois assim o compartilhamento é possível e fácil.

Nesse ponto, é interessante que você utilize recursos como os códigos do Spotify ou o Spotify para Artistas.

Um código do Spotify é como um código QR que te permite divulgar suas criações em suas midias sociais. É possível criar códigos para perfis de artistas, playlists, álbuns e músicas. Além disso, você pode compartilhá-los em quase qualquer lugar. Use-os nas redes sociais, sites e muito mais.

A partir disso, seus fãs poderão ter fácil acesso ao seu conteúdo ao simplesmente escanear o código, o que facilita muito a divulgação de suas criações e consequentemente aumenta o número de reproduções em seu perfil artístico.

8. Elabore uma pesquisa de mercado

Por fim, uma boa pesquisa sobre sua área é crucial para a elaboração de uma eficiente estratégia de marketing. Reúna informações gerais, como tamanho, crescimento, tendências sociais e demográficas e o interesse social dos sons e músicas que você tem a oferecer.

Manter a atenção no mercado é crucial para compreender as mudanças ao longo do tempo e garantir que sua estratégia permaneça relevante e direcionada, além disso, isso ajuda a entender qual é o seu público-alvo e o que fazer para ganhar sua atenção.

Isso pode parecer assustador a princípio, ainda mais quando você inicia na carreira musical e é inexperiente nesse assunto, mas saiba que existem plataformas dedicadas ao estudo e divulgação de estatísticas de redes sociais que podem te auxiliar nessa análise de forma rápida e simples.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!