Como adicionar nomes às pessoas no Google Fotos

Por exemplo, imagine o embaraço quando alguém que conhece do trabalho aparece subitamente na festa de um amigo, e passa a próxima hora a tentar lembrar-se do seu nome. Pode ser frustrante não se conseguir lembrar do nome de alguém.

A memória é uma coisa complicada. Alguns de nós somos óptimos a associar nomes a caras, enquanto outros (e aqui levanto a minha mão) sempre tiveram um problema em lembrar nomes, especialmente quando se encontra alguém fora do contexto. Por exemplo, imagine o embaraço quando alguém que conhece do trabalho aparece subitamente na festa de um amigo, e passa a próxima hora a tentar lembrar-se do seu nome.

Pode ser frustrante não se conseguir lembrar do nome de alguém.

Como adicionar nomes às pessoas no Google Fotos 1
Bucharest, Romania – June 18,2016 : Blurry closeup of a wet brown eye with googles logo reflected on it. Illustrative editorial taken from right side.

Como resultado, estou sempre à procura de uma forma de associar nomes a caras. Uma ferramenta que por vezes utilizo é o Google Fotos. Há anos que a aplicação tem vindo a utilizar a IA em constante melhoria para colocar nomes nos rostos nas suas fotografias, para que possa, digamos, olhar para uma fotografia e ser lembrado do nome do primo do seu melhor amigo, que conheceu numa festa há cinco anos atrás. Por outro lado, pode encontrar todas as fotografias que tirou de uma pessoa específica, digitando o seu nome na caixa de pesquisa da aplicação.

Eis algumas das formas como pode utilizar o Google Fotos para identificar pessoas (ou animais de estimação) nas suas fotografias. Não é infalível, e há alguns percalços de velocidade ao longo do caminho. Mas pode ser útil.

Dar nomes ás caras

No Browser

  • A partir da página principal do Google Fotos, clicar na barra de pesquisa no topo.
  • Numa caixa, verá uma tira de miniaturas com fotografias das pessoas mais fotografadas. Por baixo, haverá um link com o título “Ver todas as pessoas” Clique sobre isso.
Drop down from Google Photos search menu with recent searches and photos of people.
  • Isto leva-o à página “Pessoas & Animais de estimação”. Verá filas de fotografias mostrando diferentes indivíduos. Qualquer indivíduo que já tenha identificado terá um nome na parte inferior da foto; os outros não.
  • Seleccione a pessoa que pretende identificar. Verá todas as fotografias que a Fotos identificou como incluindo essa pessoa. Encontre e clique no link intitulado “Adicionar um nome” na parte superior esquerda da página.
Page with different photos of the same person and an Add a Name link.
  • Agora, sempre que voltar à página de Pessoas e Animais de Estimação, o rosto da pessoa será etiquetado com o seu nome.
  • Se quiser melhorar o reconhecimento do motor de IA e vir um link para Same ou pessoa diferente… no topo, clique sobre isso. Ser-lhe-ão mostrados vários pares de fotografias na sua colecção e ser-lhe-á pedido para confirmar se é a mesma pessoa ou uma pessoa diferente.

Na aplicação

Na página principal da aplicação, clicar no separador Pesquisar, na parte inferior do ecrã.

Uma tira de miniaturas redondas das suas pessoas mais fotografadas estará na parte superior. Pode passar através delas ou clicar no link Ver todas no canto superior direito.

Tal como na versão web, receberá miniaturas quadradas dos seus contactos; aqueles que já estão nomeados estarão no topo. Se receber um pedido para melhorar os resultados da pesquisa, identificando se duas fotografias são da mesma pessoa , faça-o por favor.

Vai gostar de saber:  WhatsApp Desafia Fronteiras Linguísticas com Nova Função de Tradução

Se quiser nomear uma das pessoas sem nome, clique na fotografia e depois em Adicionar um nome. Pode escolher a partir da sua lista de contactos ou digitar um novo nome.

Eliminar uma identificação

Claro que, por vezes, o Google engana-se. Nesse caso, pode remover uma identificação na fotografia de alguém.

  • Na página da pessoa em questão, passe o cursor sobre a fotografia que pretende remover (a versão web) ou toque e segure (a versão móvel). Verá uma caixa de verificação no canto superior esquerdo da fotografia; se não for automaticamente verificada, seleccione-a.
  • Quando terminar a selecção das fotografias, clique nos três pontos no canto superior direito.
  • Seleccione Remove results (a versão web) ou Remove from results (a versão móvel).
  • Pode também remover da página Pessoas qualquer pessoa que não esteja interessada em ver de todo – digamos, um ex que traga más recordações ou a foto de alguém que não conhece – por completo.

Na versão web, procure por “Esconder & mostrar pessoas” no canto superior direito. Na versão móvel, clicar nos três pontos no canto superior direito da página People e depois seleccionar “Hide & show faces”.

 

  • Seleccione qualquer uma das pessoas que deseja deixar na página Pessoas. Um ícone de um olho com uma linha através dele aparecerá sobre a foto. Quando voltar à página de Pessoas, essa pessoa não estará lá.
  • Quere-os de volta? Volte a essa página e seleccione a pessoa. O ícone desaparecerá, e a pessoa estará de volta à sua página de Pessoas.

Infelizmente, faltam algumas características que seria útil ter no Google Fotos. Por exemplo, não se pode adicionar fotos à página de Pessoas de alguém – é preciso esperar que as Fotos AI reconheçam e adicionem todas as suas fotos dessa pessoa. (Algo que pode ser muito frustrante).

Além disso, a identificação e marcação de uma série de amigos e associados pode levar o seu tempo. E como se trata do Google, é uma aposta segura que acabará por alterar a funcionalidade da aplicação (para o melhor ou para o pior) ou pôr-se completamente ao sol. Mas se quiser identificar os seus amigos quando partilhar uma fotografia, dê-lhes um nome para referência futura, ou se (como eu) tiver problemas em lembrar nomes e estiver desesperado por qualquer coisa que possa ajudar, experimente a Fotos.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!