Android Geek
O maior site de Android em Português

Cibercriminosos jogam ao ataque durante o Campeonato do Mundo de Futebol

A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP) alerta para ciberataques reais ao longo do Campeonato Mundial de Futebol. Os e-mails e softwares não atualizados são os meios preferenciais para infetar os dispositivos com malware.

Os analistas da Check Point Security identificaram uma campanha de phishing, que tem como alvo os fanáticos do futebol, utilizando como assunto de e-mail:  “World_Cup_2018_Schedule_and_Scoresheet_V1.86_CB-DL-Manager.”


Este tipo de esquema de phishing, aproveita-se da vítima quando faz o download de um horário e quadro de resultados do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA infetando os computadores. Quando é aberto, o ficheiro utiliza uma variante do malware chamado, “DownloaderGuide”, um motor de download conhecido por potenciais programas não desejados (PUPs) que é utilizado normalmente para aplicações como as barras de ferramentas, adware ou optimizadores de sistema.

Os cibercriminosos geralmente vêm estes eventos populares como a melhor oportunidade para lançar campanhas maliciosas. Com tanta antecipação e entusiamo pelo Campeonato Mundial de Futebol, os criminosos cibernéticos estão à espera que os fãs estejam menos atentos ao abrir emails não desejados e anexos... particularmente quando são ferramentas de rastreio aparentemente úteis.

A Check Point Security antecipa que existirão mais esquemas online e ataques de phishing ao longo do mês em que decorre o campeonato. Proteja-se a si e à sua empresa durante o Campeonato Mundial de Futebol 2018 da FIFA, com as seguintes sugestões: