Chrome OS pode clonar uma das melhores características do Windows 11 para multitarefa

A opção experimental está actualmente disponível no Chrome OS 105 no canal Dev. Embora não esteja claro se esta funcionalidade chegará ao lançamento estável, é definitivamente uma adição interessante.

O Chrome OS é um sistema operativo bastante minimalista, mas isso não significa que não possa fazer mais. De facto, o Google parece estar a experimentar uma nova disposição de ecrã dividido que lhe permitiria encaixar janelas nos tamanhos 2/3 e 1/3. A opção experimental está actualmente disponível no Chrome OS 105 no canal Dev. Embora não esteja claro se esta funcionalidade chegará ao lançamento estável, é definitivamente uma adição interessante. Se é fã do Chrome OS, mantenha-se atento a esta nova funcionalidade de ecrã dividido.

Chrome OS pode clonar uma das melhores características do Windows 11 para multitarefa 1

O Google parece estar a trabalhar na adição de suporte para a disposição parcial de ecrã dividido ao SO Chrome, como evidenciado por uma nova bandeira no SO Chrome 105. O novo código encontrado na última versão do sistema operativo Chrome no canal Dev sugere que poderá, em breve, ser capaz de encaixar janelas em layouts 2/3 e 1/3 para visualização dividida, como por About Chromebooks.

A capacidade experimental pode parecer familiar aos utilizadores do Windows 10, que já são capazes de partir as suas janelas em diferentes tamanhos .

Na versão mais recente do Windows, tem várias opções de como gostaria de redimensionar e organizar janelas no seu ecrã. Por exemplo, pode ver os esquemas de snap layouts quando passar o cursor sobre o botão de maximização de uma janela. A mesma opção parece estar presente na implementação do sistema operativo Chrome.

Chrome OS pode clonar uma das melhores características do Windows 11 para multitarefa 2

Como se vê na imagem do ecrã partilhada por About Chromebooks, parece que a funcionalidade multitarefa lhe permitirá ver vários layouts e organização das suas janelas. Isto será presumivelmente possível ao pairar sobre o ícone utilizado para maximizar ou minimizar uma janela, tal como no Windows 10. As opções incluem layouts de tamanho médio, parcial, ecrã completo, e flutuante.

Vai gostar de saber:  Novo Google Pixel 8a aparece aleatoriamente num anúncio Google Fi

Não está claro se a funcionalidade de janela dividida parcial do Chrome OS se comportará de forma semelhante ao Windows 10 em todos os sentidos, como por exemplo redimensionar simultaneamente qualquer janela adjacente quando se redimensiona uma janela dividida. Outra opção útil é a capacidade de partir uma janela sem a empurrar até à borda do ecrã ao arrastá-la.

O modo de ecrã dividido parcial apareceu pela primeira vez no mês passado graças a uma peça de prova avistada no repositório Chrome OS. No entanto, não havia sinais visuais na altura para nos dar uma ideia completa de como é implementado.

Se as últimas descobertas forem alguma indicação, a nova funcionalidade multitarefa deverá chegar em breve a muitos dos melhores Chromebooks.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!