Android Geek
O maior site de Android em Português

Cartões microSD e o Android 4.4 KitKat: o que mudou?

Muitos smartphones estão a receber o Android 4.4, mas para muitos utilizadores o update traz um grande problema: os cartões microSD já não podem ser usados como antes. Por que isso acontece e quais são as soluções disponíveis?

Neste artigo vão encontrar:

A mudança

Depois da actualização para Android 4.4 KitKat, muitos utilizadores têm relatado problemas com aplicações (apps de câmara e players de música, por exemplo) e por isso criticam fortemente a nova versão do Android. Mas o que mudou exactamente?

Antes do Android 4.4, qualquer aplicação que pudesse usar o cartão SD tinha acesso total a este. Isso significa que qualquer app podia ler o conteúdo completo do cartão SD, e portanto também alterar as informações. Uma aplicação mal-intencionada com acesso ao cartão SD poderia, assim, ler, usar e alterar informações de outras aplicações (o app do banco, por exemplo). Claro, tratava-se de uma falha grave de segurança, e por esse motivo o Google introduziu mudanças importantes no Android 4.4.

A partir do KitKat, uma aplicação pode modificar apenas a parte do cartão SD ocupada por ele. Acesso para leitura ainda é possível, de forma que galerias de fotos alternativas, por exemplo, ainda podem pesquisar por imagens no SD. Essa mudança também traz outra vantagem: ao apagar um aplicação, a pasta correspondente no cartão SD também é apagada, evitando o acúmular de lixo na memória do teu smartphone.

Antes que um smartphone com cartão microSD seja actualizado para Android 4.4 KitKat, as seguintes questões devem ser consideradas:

- As aplicações que estão instalados no cartão SD perderão os seus dados e deverão ser reinstalados depois do update;
- Devido a uma mudança de API, algumas aplicações ainda não adaptados ao KitKat não funcionarão. Por isso recomenda-se verificar se apps da tua galeria oferecem suporte para o KitKat.

 

Soluções

Para utilizadores com root, existem vários aplicações que restauram a situação anterior. Um deles é o SDFix. Ele funciona adaptando as permissões do Android em /system/etc/permissions/platform.xml, de maneira que aplicações que peçam a permissão WRITE_EXTERNAL_STORAGE tenham acesso completo ao cartão SD usando o grupo media_rw.

Sem acesso root essa opção ainda não está disponível. Deves, portanto, verificar se tens apps afectadas pela mudança antes da instalação e eventualmente procurar apps alternativas.

Conclusão

Com a alteração dos direitos de acesso ao cartão SD a Google operou uma grande mudança no Android sem avisar previamente os utilizadores, surpreendendo negativamente muitos deles. Ainda não existe uma solução universal, e os programadores devem adaptar as seus apps para que funcionem de maneira apropriada após o update. Apesar de todos os inconvenientes, essa medida representa uma maior segurança para os utilizadores, mas ela podia ter sido tomada com mais transparência por parte do Big G.

 

 

 

 

 

 

Fonte e texto: AndroidPit

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais