Bill Gates investe 50 milhões em Startup de combustível aéreo sustentável

A LanzaJet, uma startup, confirmou que recebeu financiamento do fundo Breakthrough Energy criado por Bill Gates. Planeia investir o dinheiro na construção da sua primeira grande fábrica, que ficará localizada em Soperton, Georgia.

Um novo negócio foi recentemente premiado com 50 milhões de dólares em financiamento de um fundo de investimento liderado por Bill Gates, o fundador da Microsoft. O financiamento vai para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode converter o álcool em combustível de aviação sustentável (SAF).

A LanzaJet, uma startup, confirmou que recebeu financiamento do fundo Breakthrough Energy criado por Bill Gates. Planeia investir o dinheiro na construção da sua primeira grande fábrica, que ficará localizada em Soperton, Georgia. Neste momento, num esforço para tornar a indústria aeronáutica mais amiga do ambiente, as companhias aéreas estão a investigar a possibilidade de utilizar combustíveis de aviação renováveis. No entanto, devido aos volumes de produção relativamente baixos, estes combustíveis não gozam do mesmo nível de popularidade que os outros.

Bill Gates investe 50 milhões em Startup de combustível aéreo sustentável 1

Além disso, as instalações em Soperton serão conhecidas como a “Freedom Pine Fuel Plant”. O ano de 2023 marcará oficialmente o início da produção. A LanzaJet afirma que a fábrica será capaz de produzir 9 milhões de litros de combustível de aviação amigo do ambiente uma vez que esteja a funcionar em plena capacidade. Além disso, a instalação gerará um milhão de litros de gasóleo renovável todos os anos.

De acordo com a LanzaJet, o Fundo Bill Gates será de uma assistência significativa à empresa. Por isso, a fábrica poderá produzir o dobro do combustível a jato amigo do ambiente que os Estados Unidos atualmente produzem. Para a produção de combustível, a LanzaJet utiliza álcool derivado de produtos como cana-de-açúcar e milho residual. De acordo com a empresa, as suas emissões de carbono serão reduzidas em pelo menos 70% em comparação com o combustível convencional de jato.

Os fundos foram disponibilizados por Bill Gates através de várias das suas empresas.

O Breakthrough Energy Fund foi criado em 2015 por Bill Gates com o objetivo de incentivar a inovação e o investimento em tecnologias de energia limpa. De acordo com os relatórios, a Microsoft é a fonte do investimento de 50 milhões de dólares. A Fundação BlackRock, a Builders Vision e a Gates Foundation contribuirão com uma parte dos fundos também. Antes disso, a LanzaJet tinha conseguido angariar uma quantidade significativa de financiamento totalizando centenas de milhões de dólares.

Bill Gates investe 50 milhões em Startup de combustível aéreo sustentável 2

As emissões de dióxido de carbono por aeronaves comerciais representam apenas cerca de 2% das emissões totais dos seres humanos. Torna-se cada vez mais importante utilizar combustíveis de aviação que sejam sustentáveis. As companhias aéreas mundiais estão atualmente a formular estratégias para diminuir o seu impacto no ambiente. Isto está a ser feito para cumprir os requisitos estabelecidos pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). O ano de 2050 foi definido como o objetivo para atingir um nível de emissões zero.

Em dezembro de 2021, a United Airlines realizou um voo experimental alimentado inteiramente por combustível de aviação amigo do ambiente. Nessa altura, um Boeing 737 Max 8 estava em vias de voar de Chicago O’Hare para Washington, D.C. Um dos motores foi alimentado por combustível de aviação sustentável que totalizou 1892 litros. O outro é alimentado por combustível a jato convencional e tem uma capacidade de 1892 litros. Durante o mês de março, um Superjumbo Airbus A380 voou através de um teste muito semelhante. Utilizou um combustível feito a partir de óleo de cozinha usado.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de em chinês