Android Geek
O maior site de Android em Português

Avast descobre Malware em centenas de smartphones Android

Quem compra um smartphone ou um tablet, certamente não está preparado, nem deseja, que o mesmo venha com malware pré-instalado de fábrica, mas fique a saber que se é proprietário de dispositivos ZTE, Archos e myPhone, tem grandes possibilidade de ter malware instalado no seu dispositivo.

A notícia vem da Avast, que encontrou malware adware que simplesmente carrega anúncios no seu navegador. Não é o ataque mais nefasto que pode encontrar num smartphone, mas o mesmo não tem uma correção conhecida, uma vez que está associado ao firmware dos dispositivos (perdão, uma marreta resolve a situação). A Avast nomeou especificamente esses fabricantes num anúncio, ao afirmar que a maioria dos dispositivos não é certificada pela Google. Várias centenas de modelos são afetados, mas a maioria deles são tablets, e quase todos eles com chips MediaTek.

O nome do adware é chamado Cosiloon, e o que ele faz é criar um anúncio na página da Web que estiver a carrega no navegador. O adware está ativo há cerca de três anos e, aparentemente, é difícil removê-lo, já que está instalado a nível de firmware, e usa uma forte ofuscação.

A Avast identificou cerca de 18.000 dispositivos infetados pelo malware em mais de 100 países, onde se incluem a Rússia, Itália, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Portugal, Venezuela, Grécia, França e Roménia.

Avast descobre Malware em centenas de smartphones Android 1

A Google já foi notificada sobre os problemas, e está a trabalhar para amenizar os problemas, no entanto, até a Google é incapaz de resolver este problema porque eles já estão pré-instalados nos dispositivos. A Google aparentemente questionou os programadores sobre este assunto.

A Avast diz que pode detetar o malware mas não o consegue desinstalar, uma vez que ele faz parte do próprio sistema. Se quiser ler mais sobre as suas descobertas, basta seguir este link . Entretanto uma lista de dispositivos afetados está disponível aqui .

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link