Android Geek
O maior site de Android em Português

Atualização do WhatsApp mata vulnerabilidade que deixa as mensagens não criptografadas no iOS e Android

As mensagens do WhatsApp armazenadas em backup no iCloud e no Drive não estavam até agora cobertas pela criptografia da aplicação

Os utilizadores de iPhone que dependem da criptografia FlagShip ponta abponta do WhatsApp podem não perceber que existe uma abertura que pode permitir que um hacker leia as mensagens. De acordo com a página de Perguntas frequentes do WhatsApp, as mensagens do WhatsApp que são copiadas em backup no iCloud não são protegidas pela criptografia FlagShip ponta a ponta da aplicação. No entanto, está a chegar uma atualização para matar esta vulnerabilidade.

Atualização do WhatsApp mata vulnerabilidade que deixa as mensagens não criptografadas no iOS e Android 1

Segundo a Forbes, uma versão beta do WhatsApp para iOS inclui uma alteração que "permite a criptografia do histórico de conversas no iCloud, onde se incluem multimédia" através das configurações da aplicação WhatsApp.

Se o WhatsApp decidir incluir o recurso numa atualização futura da sua aplicação para iOS, autoridades, hackers e até a Apple ficarão impedidos de ler as mensagens de não criptografadas. Essencialmente, a atualização estenderia a criptografia FlagShip ponta a ponta disponível no WhatsApp para as mensagens armazenadas no iCloud. Ao mesmo tempo, o WhatsApp está a trabalhar na mesma proteção para backups de conversas no Android.as mensagens do WhatsApp armazenadas em backup no iCloud e no Drive não são cobertas pela criptografia da aplicação - a atualização do WhatsApp fecha a vulnerabilidade que deixa as mensagens não criptografadas no iOS e no Android".

As mensagens do WhatsApp armazenadas em backup no iCloud não estavam até agora cobertas pela criptografia da aplicação , nem as conversas que os utilizadores do Android fazem backup no Google Drive.

O novo recurso pode estar disponível no WhatsApp beta para Android, versão 2.20.73, e é chamado de "Protect Backup", que é praticamente auto-explicativo. Até que se torne parte do WhatsApp para Android e iOS, tenham em mente de que, apesar da criptografia ponta a ponta encontrada na aplicação, Se fizerem backup das conversas no iCloud ou no Drive, estarão deixando-as vulneráveis. Não há nenhuma evidência de que isso tenha sido explorado, mas é algo que todos os utilizadores do WhatsApp devem saber.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!