Android Geek
O maior site de Android em Português

Ataques de ransomware a dispositivos móveis triplicou em 2017

O pesadelo global do ransomware não mostra qualquer sinal de abrandamento, com o volume de ataques de ransomware a dispositivos móveis a triplicarem durante os primeiros meses do ano, de acordo com o Relatório de Malware da Kaspersky Lab do primeiro trimestre de 2017. O número de ficheiros de ransomware detetado em smartphones atingiu os 218.625 no primeiro trimestre, em comparação com os 61.832 no trimestre anterior, com a família Congur responsável por mais de 86% dos ataques. O ransomware direcionado a todos os dispositivos, sistemas e redes continuou igualmente a crescer, com 11 novas famílias de cryptor e 55.679 novas modificações a surgirem neste período.

Ataques de ransomware a dispositivos móveis triplicou em 2017 1

O ransomware Congur é um bloqueador – configura ou redefine o PIN do dispositivo (o código de acesso) para que os atacantes tenham direitos de administrador no dispositivo. Algumas variantes do malware aproveitam esses direitos para instalar o seu módulo na pasta do sistema tornando a sua remoção quase impossível.

Apesar da popularidade do Congur, o Trojan-Ransom.AndroidOS.Fusob.h manteve-se o ransomware mais utilizado em dispositivos móveis, responsável por cerca de 45% dos ataques a utilizadores durante estes meses. Uma vez executado, o Trojan solicita privilégios de administrador, recolhe informações sobre o dispositivo, incluindo as coordenadas GPS e o histórico de chamadas, e transfere os dados para um servidor malicioso. Com base no que recebe, o servidor pode enviar de volta uma ordem para bloquear o dispositivo.

Os EUA foram o país mais atingido por mobile ransomware no primeiro trimestre, sendo o ransomware Svpeng a ameaça mais difundida.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link