Armazenamento ilimitado gratuito do Google Fotos acaba hoje

O espaço livre e ilimitado acabou.

A partir de hoje, as imagens e vídeos que enviamos para o Google Fotos começam a ocupar a quota standard de 15 GB. O espaço livre e ilimitado acabou.

O dia que muitos temiam chegou finalmente: A partir de hoje, o modo de armazenamento gratuito e ilimitado de alta qualidade do Google Fotos já não está disponível, todos aqueles que usam a aplicação nos seus smartphones, verão que as novas imagens e vídeos enviados para a nuvem a partir de 1º de junho, começam a contar para o total de 15 GB de armazenamento que o Google oferece gratuitamente com cada conta criada.

4 coisas que precisam saber sobre o fim do armazenamento do Google Fotos

Esta decisão foi anunciada em novembro do ano passado, e desde então o Google tem tentado facilitar a questão através de medidas e ferramentas projetadas para que os utilizadores possam encontrar uma alternativa ao Google Fotos, ou manter a ferramenta, através de uma assinatura paga do Google One.

Armazenamento ilimitado gratuito do Google Fotos acaba hoje 1

Hoje, é a altura ideal tomar uma decisão sobre o que fazer: devem permanecer no Google Fotos procurar uma alternativa.

Relacionado:  17 Aplicações Gratuitas temporariamente para aproveitar já

 

Como a mudança afeta um utilizador comum?

Se usam o Google Fotos e não têm uma assinatura do Google One - como é o caso da grande maioria dos utilizadores que usam a aplicação - serão um dos mais afetados por esta mudança.

A partir de hoje, acabou o modo de armazenamento limitado gratuito disponível em alta qualidade para as as vossas fotos e vídeos. Em vez disso, o Google incluiu uma modalidade chamada “Economia de espaço”, que é praticamente a mesma que anteriormente se chamava “Alta qualidade”: uma modalidade de armazenamento com uma leve compressão nas imagens, o que os faz perder alguma qualidade para ocupar menos espaço.

Portanto, se têm selecionado o backup das vossas fotos e vídeos em alta qualidade ou modo Economia de espaço, terão apenas 15 GB de armazenamento disponível – Ou menos, dependendo de quanto espaço têm ocupado por outros serviços como Google Drive ou Gmail.

Que opções temos?

Em primeiro lugar, o mais importante é que verificar quanto espaço têm disponível no Google Fotos para continuar a armazenar fotos e vídeos. Graças às ferramentas do Google podem ver uma estimativa do tempo que levaria para ocupar todo o armazenamento.

Também podem usar as novas ferramentas para libertar espaço no Google Fotos, totalmente gratuita e disponível para todos, com o qual é possível eliminar fotos e vídeos grandes, remover fotos desfocadas ou eliminar capturas de ecrã que temos acumulado ao longo do tempo.

Nesse sentido, o Amazon Fotos ornou-se uma das opções favoritas para muitos dos utilizadores do Google Fotos que decidiram abandonar a ferramenta do Google. Uma das suas vantagens é a possibilidade de desfrutar de armazenamento gratuito ilimitado se forem assinantes Amazon Prime.

O que vão fazer?

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!