Android Geek
O maior site de Android em Português

ARM revela roadmap: Cortex-A76 para enfrentar os núcleos da Intel, Deimos e Hercules

No início deste ano ARM revelou o Cortex-A76, que prometeu 35% de aumento no desempenho. Esse núcleo será lançado no final deste ano, mas ainda há muito mais por vir - a empresa anunciou um roteiro para núcleos de 7nm e 5nm e não hesita em fazer comparações com a Intel.

ARM revela roadmap: Cortex-A76 para enfrentar os núcleos da Intel, Deimos e Hercules

O A76 será feito nos nós de 10nm e 7nm. O produto, nome de código Deimos, será feito no nó de 7nm. Esperamos vê-los em dispositivos em 2019 com um aumento de 15% no desempenho em relação ao A76.

A sequela do Deimos é o Hercules e será feito no nó de 7nm e com o de 5nm ainda a ser desenvolvido. O Hércules deve ser 10% mais rápido que o Deimos em 7nm e mais rápido ainda pelo seu processo de fabrico a 5nm.

Com todas essas melhorias contabilizadas um núcleo Hercules de 5nm deve ser 250% mais rápido do que um núcleo Cortex-A73 de 16nm. Mas isso só daqui a alguns anos.

ARM revela roadmap: Cortex-A76 para enfrentar os núcleos da Intel, Deimos e Hercules 1

A ARM espera que o Cortex-A76 combine um Intel Core i5 7300U em desempenho de encadeamento único e a usar menos energia - TDP de 15W para o i5 e “menos de 5W” para o A76.

O comunicado de imprensa deixa ainda alguns detalhes importantes. O 7300U inclui um processador dual core e uma GPU TDP, a ARM não especifica quantos núcleos um design Cortex-A76 usará (e se o TDP inclui o GPU). Além disso, o 7300U é de 2016, a Intel está a preparar-se para lançar os seus processadores Core de 9ª geração.

ARM revela roadmap: Cortex-A76 para enfrentar os núcleos da Intel, Deimos e Hercules 2

Ainda assim, os objetivos da ARM são claros: quebrar o domínio de laptops com tecnologia Intel, tanto os com Windows quanto os Chromebooks. A Asus, a Lenovo e a HP estão a fabricar máquinas Windows 10 com Snapdragon e a Samsung irá apanhar este comboio em breve.

Fonte

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais