Apple traz encriptação de ponta a ponta ao iCloud – e os utilizadores beta podem experimentar já

Protecção Avançada de Dados traz segurança extra aos seus dados armazenados no iCloud.

Está à procura de uma forma de proteger ainda mais os dados armazenados no iCloud? A Apple sabe que sim! A empresa anunciou o seu plano de trazer a encriptação de ponta a ponta ao iCloud com uma nova funcionalidade chamada Proteção Avançada de Dados. Esta camada de segurança opcional adicionará uma camada adicional de proteção aos dados sensíveis armazenados na nuvem, permitindo que os proprietários de iPhone, iPad e Mac descansem sabendo que as suas informações estão seguras e protegidas.

A funcionalidade funciona encriptando dados de armazenamento de ponta a ponta em vez de apenas entre dispositivos e servidores, proporcionando uma camada extra de segurança e privacidade para os dados dos utilizadores.

Apple traz encriptação de ponta a ponta ao iCloud - e os utilizadores beta podem experimentar já 1

Para tirar partido desta segurança extra, os utilizadores podem optar pela Protecção Avançada de Dados através do menu de definições iCloud do seu dispositivo. Depois de activado, o iCloud encriptará automaticamente todos os ficheiros dos utilizadores com uma chave única cada vez que estes iniciem a sessão. Isto torna impossível a qualquer pessoa, excepto o proprietário, aceder aos dados encriptados sem ter a palavra-passe e a chave correctas. Além disso, estas chaves são armazenadas no dispositivo de cada utilizador para que nem sequer a Apple possa aceder a elas

O processo é simples mas eficaz – tornando mais fácil do que nunca para os utilizadores manter a sua informação segura enquanto desfrutam de todos os benefícios oferecidos pelo iCloud. E se quiser participar nesta ação antecipada, os testadores beta podem agora experimentar esta nova funcionalidade antes do seu lançamento globalno. Portanto, não espere – proteja os seus dados hoje!

A Apple anunciou o seu plano de levar a encriptação de ponta a ponta ao iCloud, a fim de proteger ainda mais os seus utilizadores contra violações de dados.

Quando a Protecção Avançada de Dados estiver disponível, os proprietários de iPhone, iPad e Mac poderão acrescentar protecção extra aos seus dados sensíveis armazenados no serviço de armazenamento em nuvem da empresa. Esta é uma funcionalidade opcional e os utilizadores terão de a activar eles próprios a partir do menu de definições do iCloud nos seus dispositivos.

Os dispositivos Apple que executam iOS ou iPadOS utilizam actualmente uma metodologia de encriptação de ficheiros chamada Protecção de Dados de acordo com um documento de suporte da Apple. Entretanto, enquanto que os Macs baseados em Intel utilizam uma tecnologia de encriptação de volume chamada FileVault, os Macs alimentados por silício Apple utilizam um modelo híbrido que suporta tanto a Protecção de Dados como FileVault.

o iCloud já protege 14 categorias de dados sensíveis, incluindo palavras-passe e dados de Saúde, utilizando criptografia de ponta a ponta por defeito. Uma vez activada a Protecção Avançada de Dados, o número de categorias protegidas aumentará para 23 e incluirá o iCloud Backup, Notas e Fotos.

Contudo, a Protecção Avançada de Dados não codificará todas as categorias de dados, uma vez que o iCloud Mail, Contactos e Calendário precisam de ser capazes de interoperar com outros sistemas e serviços.

O chefe de engenharia e arquitectura de segurança Ivan Krstić forneceu mais informações sobre Protecção Avançada de Dados num comunicado de imprensa, dizendo: “A Apple fabrica os dispositivos móveis mais seguros do mercado. E agora, estamos a construir sobre essa base com a Protecção Avançada de Dados. A Protecção Avançada de Dados é o mais alto nível de segurança de dados da Apple, dando aos utilizadores a escolha de proteger a grande maioria dos seus dados iCloud mais sensíveis com encriptação de ponta a ponta, para que só possam ser desencriptados nos seus dispositivos de confiança”.

Forças de segurança com a vida mais difícil

Tornar as coisas mais difíceis para a aplicação da lei e oferecer maior segurança aos dados dos utilizadores armazenados na nuvem faz muito sentido para a Apple, especialmente quando 1,1 mil milhões de registos pessoais foram expostos em todo o mundo em 2021 como resultado de violações de dados de acordo com um novo estudo (PDF). No entanto, a nova funcionalidade de Protecção Avançada de Dados da empresa pode tornar as coisas muito mais complicadas para a aplicação da lei.

Num relatório sobre este novo artigo, O Wall Street Journal destaca como a Apple deixará de poder fornecer backups telefónicos iCloud após ter sido solicitada a fazê-lo por agências de aplicação da lei. Embora a empresa tenha impedido o FBI e outras agências governamentais de aceder a dados encriptados nos melhores iPhones, forneceu-lhes dados de backup iCloud no passado, quando depois de lhes ter sido solicitado legalmente para o fazer.

À medida que a Protecção de Dados Avançada se torna geralmente disponível e os utilizadores do iPhone começam a permiti-la, a Apple deixará de poder cumprir os pedidos de registos e anexos de chat do iMessage. As agências nos Estados Unidos e em todo o mundo irão provavelmente discordar da Protecção de Dados Avançada, mas a forma como esta característica irá afectar as investigações futuras ainda está para ser vista.

Quando é que a Protecção de Dados Avançada estará disponível?

Embora a Apple tenha acabado de anunciar esta nova funcionalidade, a Protecção de Dados Avançada já está a ser lançada para os membros do Programa Apple Beta Software nos Estados Unidos. Isto dará à empresa tempo para afinar e aperfeiçoar a funcionalidade antes de esta se tornar geralmente disponível.

Se não estiver no Programa de Software Apple Beta, terá de esperar até ao final do ano (que se aproxima rapidamente) para testar a Protecção Avançada de Dados por si próprio. Depois de a funcionalidade ser lançada nos EUA, ela começará a ser lançada para o resto do mundo no início do próximo ano. Nessa altura, provavelmente saberemos um pouco mais sobre o seu funcionamento e se existem algumas desvantagens em permitir a Protecção Avançada de Dados para o iCloud.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!