Apple regista patente da tecnologia que ajuda os utilizadores de iPhone a digitar na chuva

Patent and Trademark Office chamada “Modifying Functionality of an Electronic Device During a Moisture Exposure Event” que poderia facilitar a utilização de um iPhone durante a chuva. Claro, o seu telefone é provavelmente construído para suportar alguma humidade, mas isso não facilita a digitação num visor molhado ou com os dedos molhados.

A Apple acaba de receber aprovação de uma nova patente do U.S. Patent and Trademark Office chamada “Modifying Functionality of an Electronic Device During a Moisture Exposure Event” que poderia facilitar a utilização de um iPhone durante a chuva. Claro, o seu telefone é provavelmente construído para suportar alguma humidade, mas isso não facilita a digitação num visor molhado ou com os dedos molhados.

A Apple pretende que o ecrã do iPhone se ajuste à humidade, quer seja uma chuva leve, um encharcamento constante, ou se o aparelho estiver a ser utilizado debaixo de água. As torneiras falsas no ecrã geradas pelo líquido serão detectadas pela tecnologia listada na patente e eliminadas. Os controlos no ecrã podem mudar em conformidade com botões cada vez maiores, ao mesmo tempo que se afastam mais de outros botões para melhorar a precisão quando o ecrã está molhado.

Apple regista patente da tecnologia que ajuda os utilizadores de iPhone a digitar na chuva 1

Ao mesmo tempo, o ecrã capacitivo do iPhone mudaria automaticamente para um ecrã sensível à pressão semelhante ao ecrã da Apple que já não utiliza as tecnologias Force Touch e 3D Touch. Para evitar que as gotas de chuva ou o líquido despoletassem acidentalmente entradas de toque, a Apple exigiria que estas impressoras digitais tivessem mais força do que um limiar dinâmico que mudaria dependendo do tipo de evento de humidade (chuva leve, chuva forte, por exemplo) que está a tornar o ecrã táctil difícil de digitar com precisão.

Uma imagem na documentação da patente mostra uma aplicação de câmara para iPhone que oferece configurações para os modos “seco”, “molhado” e “debaixo de água”. Dependendo do modo, são feitas alterações à IU da câmara. Por exemplo, no modo molhado, algumas características são removidas da IU enquanto que no modo subaquático, alguns controlos são substituídos por botões extra-grandes que são mais fáceis de activar debaixo de água mas têm uma funcionalidade restrita.

Image from the patent shows an iPhone in wet mode - Apple receives patent for technology that helps iPhone users type in the rain

A imagem da patente mostra um iPhone em modo molhado.

O visor do telefone mostrará a profundidade actual do aparelho, para que o utilizador o mantenha dentro dos limites da resistência do aparelho à água. A Apple terá de ter cuidado com a expansão do tamanho e as mudanças de localização dos botões de IU da câmara, para garantir que os utilizadores não fiquem confusos.

A Apple recebe tantas patentes ao longo de um ano e nem todas elas resultam em novas tecnologias que são implementadas de imediato. Não é claro se a Apple estará interessada em implementar esta patente de imediato.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!