Android Geek
O maior site de Android em Português

Apple mostra como é 'pequenina' e processa empresa com logotipo em forma de pêra

A informação mais recente revela que mais uma vez a Apple veste o fato de justiceira das marcas com nome de fruta e julga o logotipo de uma empresa com um logótipo alegadamente muito próximo do seu. A empresa em questão é a Prepear Inc.

A Apple já tem idade para ter juízo. A informação mais recente revela que mais uma vez a Apple veste o fato de justiceira das marcas com nome de fruta e julga o logotipo de uma empresa com um logótipo alegadamente muito próximo do seu. A empresa em questão é a Prepear Inc., que está a desenvolver uma aplicação de auxílio no planeamento de refeições, disponível gratuitamente para Android e iOS. O logotipo da Prepear Inc é em forma de pêra o que claramente incomoda a empresa de Cupertino.

Apple mostra como é 'pequenina' e processa empresa com logotipo em forma de pêra 1
Logotipo da Prepear, à esquerda.

A Apple acaba de processar a Prepear Inc. por violar a Lei Lanham, uma lei federal dos Estados Unidos relativa à lei de marcas registadas. Em questão, o logotipo da aplicação Prepear, um simples desenho de uma pêra com contornos verdes com uma folha no canto superior direito, que a empresa de Cupertino considera muito parecido com o seu próprio logótipo, é assim que a fruta funciona.

A Apple explica que este logotipo em forma de pêra é na verdade " uma diluição de distinção ». Segundo a empresa fundada por Steve Jobs o seu logotipo próprio, a famosa Apple (maçã) mordida, desenhada em 1977 por Rob Janoff é demasiado parecida com o logótipo da Prepear. Segundo a alegação da Apple isso tornaria difícil para qualquer consumidor  " distinguir produtos e serviços da Prepear daqueles da Apple " as" semelhanças "Deste logotipo" fazem o consumidor comum acreditar que a marca está relacionada, afiliada ou endossada pela Apple ”. Em outras palavras, se o logotipo Prepear perturba visualmente a Apple, também o conteúdo da aplicação apresenta um problema, já que este último oferece um serviço que a Apple supostamente pode oferecer no futuro.

Aqui já começa a fazer sentido. 

Malus Domestica
Malus Domestica

Petição lançada em change.org

Prepear é uma aplicação disponível para Android e iOS que permite, entre outras coisas, descobrir novas receitas, organizar a lista de compras, planear a refeição, etc.

O logotipo da Prepear foi recentemente registado pela sua empresa mãe, Super Healthy Kids. O cofundador da Prepear, Russell Monson, lançou uma petição em change.org. Ele quer evitar que o GAFAM abuse da sua posição sobre as empresas menores, já em dificuldade diante da crise do COVID-19. Esta petição conta com quase 24.000 assinaturas. Ele escreve : " Somos uma empresa muito pequena, composta apenas por cinco pessoas. Os honorários legais associados à nossa luta para permitir que pequenas empresas possam desenvolver os seus próprios logotipos sem medo de litígios já nos custou vários milhares de dólares, além da triste demissão de um dos membros da nossa equipa».

A Apple não se está a estrear nestes litigios, já que em 2019, apresentou uma queixa contra o departamento de turismo alemão Rhein-Voreifel e a sua ciclovia, o Apfelroute, cujo emblema, uma maçã (Apple) , era considerado muito semelhante ao seu. Um exemplo entre outros. Espero que de futuro não tenhamos que pagar uma taxa à Apple sempre que quisermos comer uma peça de fruta gerada por uma Malus doméstica

Fonte

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!