Apague estas aplicações Android antes que elas roubem a sua palavra-passe do Facebook

Um estudo recente concluiu que mais de 74% das aplicações Android contêm vulnerabilidades que poderiam permitir aos hackers roubar palavras-passe e chaves de encriptação. Portanto, antes de adicionar mais aplicações ao seu dispositivo, certifique-se de apagar estas primeiro.

Quando adiciona uma aplicação ao seu dispositivo Android, confia que ele irá manter a sua informação segura. Mas e se algumas dessas aplicações estiverem realmente a roubar os seus dados? Um estudo recente concluiu que mais de 74% das aplicações Android contêm vulnerabilidades que poderiam permitir aos hackers roubar palavras-passe e chaves de encriptação. Portanto, antes de adicionar mais aplicações ao seu dispositivo, certifique-se de apagar estas primeiro.

Apague estas aplicações Android antes que elas roubem a sua palavra-passe do Facebook 1

Se tiver tendência para se preocupar constantemente com a segurança e privacidade dos seus dados ao utilizar o seu telemóvel, receamos que hoje seja mais um desses dias.

Pode ser uma boa ideia sentar-se, respirar fundo, e certificar-se de que os seu batimento cardíaco está calmo antes de passar aos próximos parágrafos deste artigo ou consultar o último relatório da Trend Micro que detalha o comportamento altamente intrusivo e decididamente malicioso de um lote fresco de mais de 200 aplicações que transportam um tipo de spyware conhecido como “Facestealer” em centenas de milhares de dispositivos Android.

Além disso, a mesma empresa de software de cibersegurança apanhou mais de 40 falsas aplicações de mineração de criptomoedas em flagrante que tentaram (de forma bastante transparente) roubar o dinheiro ganho pelas pessoas, bem como vários outros tipos de informação sensível sem qualquer permissão do utilizador.

Aqui estão apenas algumas das aplicações que devem ser desinstaladas imediatamente.

  • Daily Fitness OL
  • Enjoy Photo Editor
  • Panorama Camera
  • Photo Gaming Puzzle
  • Swarm Photo
  • Business Meta Manager
  • Cryptomining Farm Your own Coin

Se essa lista parecer um pouco mais curta do que uma lista que esperaria incluir mais de 240 títulos, parabéns, os seus conhecimentos básicos de matemática estão no ponto. Brincadeiras à parte, estas são infelizmente as únicas novas aplicações explicitamente nomeadas pela Trend Micro, que são basicamente dadas como exemplos gerais de títulos dos quais deve procurar manter-se afastado.

A boa notícia é que todas estas sete aplicações bem como os títulos não tornados públicos neste relatório, foram prontamente expulsas da Play Store assim que o Google foi informado das suas verdadeiras intenções e capacidades de roubo de dados.

A má notícia é que a eliminação de todos os culpados da lista acima não resolverá o óbvio problema de privacidade para todos os utilizadores do Android que instalaram estas aplicações antes desta divulgação. Além disso, deverá provavelmente alterar a sua palavra-passe do Facebook e quaisquer outras credenciais de login para outras aplicações e serviços populares que possa ter armazenado no seu dispositivo enquanto utilizava estas aplicações. Devem fazê-lo já!

O que ter em atenção no futuro

Tal como qualquer outra aplicação popular de Face Stealer descoberta no passado, alguns destes novos títulos foram revistos negativamente por muitos dos seus utilizadores, o que é sempre uma boa maneira de evitar ameaças e perigos no Google Play.

Infelizmente, esta não é uma solução infalível para este flagelo particular ou riscos de segurança semelhantes, como campanhas generalizadas de malware Joker, como evidenciado pela sólida média de 4,5 estrelas de Photo Gaming Puzzle e Swarm Photo ou a pontuação de 4,1 do Enjoy Photo Editor, uma aplicação maliciosa que conseguiu quebrar a barreira das 100.000 instalações antes de ser expulsa do Google Play.

It's probably a good idea to stay away from sketchy or unpopular VPN, camera, and photo editing apps. - Delete these Android apps before they steal your Facebook password and crypto

É provavelmente uma boa ideia ficar longe de aplicações VPN, câmaras fotográficas, e de edição fotográfica desconhecidas ou impopulares.

Naturalmente, há muitos “editores de fotos” Android por aí com pontuações ainda mais altas de utilizadores e números de instalação mais elevados. Por mais que se quiser ser “original” e desafiar as tendências, é geralmente mais seguro optar por ferramentas e serviços móveis verificados e elogiados pelo maior número de pessoas possível.

Se gosta de manter as suas credenciais no Facebook em privado nunca deve confiar sem pensar.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!