Android Geek
O maior site de Android em Português

AnTuTu lança ferramenta de benchmark de AI para smartphones

Durante a última semana, o conhecido DxOMark anunciou que começará a avaliar câmaras selfie em smartphones. Agora é hora de ver o AnTuTu lançar uma nova ferramenta, uma nova plataforma que poderá classificar o nível de inteligência artificial em dispositivos inteligentes. O benchmark de smartphones do AnTuTu sempre foi uma plataforma popular para classificar o desempenho de smartphones.

Durante a última semana, o conhecido DxOMark anunciou que começará a avaliar câmaras selfie em smartphones. Agora é hora de ver o AnTuTu lançar uma nova ferramenta, uma nova plataforma que poderá classificar o nível de inteligência artificial em dispositivos inteligentes.

AnTuTu lança ferramenta de benchmark de AI para smartphones 1

O benchmark de smartphones do AnTuTu sempre foi uma plataforma popular para classificar o desempenho de smartphones. Podem não concordar com a sua relevância, mas o poder de marketing da plataforma ainda está a funcionar. Com o advento da IA ​​como uma característica muito anunciada nos processadores e smartphones nos dias de hoje, podemos dizer que a nova ferramenta AnTuTu veio num timing perfeito.

AnTuTu lança ferramenta de benchmark de AI para smartphones 2

Num comunicado de imprensa oficial feito pela AnTuTu, a empresa revelou que ainda não existe um padrão unificado para a AI, já que cada fabricante de chipsets tem a sua própria implementação. A Qualcomm usa o seu DSP para lidar com tarefas de IA, enquanto a Samsung, Huawei e MediaTek têm uma unidade de AI dedicada chamada NPU - APU para os MediaTek. As empresas de tecnologia também têm SDKs diferentes - Neuropilot na MediaTek, TensorRT na NVIDIA e SNPE na Qualcomm. A Samsung por outro lado, ainda está para anunciar o seu Start Development Kit para os seus sistemas de IA.

AnTuTu lança ferramenta de benchmark de AI para smartphones 3

No entanto, o AnTuTu conseguiu desenvolver um padrão unificado para testes graças a uma cooperação com os fabricantes de chipsets. A ferramenta conseguirá testar a AI de dispositivos de duas maneiras distintas - reconhecimento de objectos e classificação de imagem. O Object Recognition é baseado na rede neural SSD móvel e o teste é um vídeo de 600 frames. A Classificação de Imagem é baseada na rede neural Inception V3 e o teste inclui 200 imagens.

O teste AnTuTu AI exigirá conectividade Wi-Fi, pois o processo envolve 130 MB de pacote de dados, embora a aplicação tenha apenas 33 MB de tamanho. Felizmente, fazer o download do pacote de dados é feito apenas uma vez, depois disso, podem realizar o teste várias vezes. A classificação do dispositivo será baseada na velocidade e precisão, mas um dispositivo rápido não será suficiente para uma pontuação alta se a precisão for má. A AnTuTu também disse que outros fatores contribuirão para determinar se uma pontuação será alta ou baixa.

Um dispositivo que executa uma versão mais antiga do Android sempre terá uma pontuação menor do que uma que execute a versão mais atualizada do sistema operativo.

A empresa justifica essa diferença pelo facto de o Google atualizar o desempenho da IA ​​a cada nova versão do Android. Além disso, os dispositivos da Samsung devem ter uma pontuação menor durante o processo beta, uma vez que a empresa ainda não publicou o seu SDK. Chipsets que usam as mesmas unidades AI não mostrarão uma grande diferença, como o Snapdragon 710 e o Snapdragon 845, ambos alimentados pelo Hexagon 685 DSP.

 

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais