Android Geek
O maior site de Android em Português

Android Smart Lock. Desbloqueiem o vosso Android com máscara sem Pin nem impressão digital

Aqui no AndroidGeek não conseguimos acelerar a distribuição das vacinas nem conseguimos obrigar os mais teimosos a usar máscaras e ficar em casa.

Esta pandemia de Covid-19 trouxe dissabores e constrangimentos muito mais graves do que não podermos desbloquear os nossos dispositivos com reconhecimento facial.

Aqui no AndroidGeek não conseguimos acelerar a distribuição das vacinas nem conseguimos obrigar os mais teimosos a usar máscaras e ficar em casa.

Podemos, no entanto, ajudar a que consigam desbloquear os vossos dispositivos sem usar código pin/padrão nem impressão digital, mesmo com uma máscara colocada.

Android Smart Lock. Desbloqueiem o vosso Android com máscara sem Pin nem impressão digital 1

Android Smart Lock

Um dos recursos mais úteis adicionados ao sistema operativo Android é a capacidade de desbloquear o dispositivo apenas por ter um dispositivo confiável por perto. Sim, este método só funciona se tiverem um outro dispositivo Bluetooth por perto, algo como um smartwatch, fones Bluetooth etc que deverão registar como " confiável". 

O que é um “dispositivo confiável”?

Pode ser qualquer coisa que se ligue ao dispositivo Android via Bluetooth. Isso inclui relógios inteligentes, fones de ouvido, outros computadores ou até mesmo dispositivos domésticos inteligentes. O único requisito é que o dispositivo precisa ser compatível com Bluetooth e tem que estar ligado ao dispositivo Android que querem desbloquear.

Neste artigo, vamos explorar como podem configurar dispositivos Android confiáveis, bem como configurações de segurança para desbloquear o vosso dispositivo de maneiras criativas, mas seguras, até de máscara.

Relacionado:  18 Aplicações Gratuitas para dar início a mais uma semana

Configurar dispositivos Android confiáveis

Configurar dispositivos Android confiáveis ​​é muito fácil. Só precisam decidir qual o dispositivo ou dispositivos que desejam usar para desbloquear o telefone.

Certifiquem-se de já ter ligado o dispositivo Bluetooth ao vosso dispositivo Android. Isso ajudará a selecioná-lo como um dispositivo confiável posteriormente.

Vejam como usar dispositivos confiáveis ​​para desbloquear o vosso dispositivo Android automaticamente.

  1. Abram as configurações do Android e seleccionem a opção de ecrã de bloqueio. (Esta secção pode ter outro nome consoante a skin do fabricante do vosso dispositivo, nos equipamentos Huawei com EMUI a seção é "Biometria e desbloqueio de ecrã".

 

Exemplo Menu Smart Lock Android Stock
Exemplo Menu Smart Lock Android Stock
Exemplo Menu Smart Lock EMUI
Exemplo Menu Smart Lock EMUI

  1. No menu de ecrã de bloqueio, seleccionem Smart Lock ou Desbloqueio Inteligente.
  2. No menu do smart lock, seleccionem Dispositivos confiáveis.

Nota: Os menus podem ser ligeiramente diferentes dependendo da versão do Android que estão a usar. Basta pesquisar Smart Lock para encontrar o menu Smart Lock.

Exemplo Menu Smart Lock Android Stock
Exemplo Menu Smart Lock Android Stock
Exemplo Menu Smart Lock EMUI
Exemplo Menu Smart Lock EMUI

Aqui, verão um ecrã onde podem adicionar um novo dispositivo confiável que pode ser usado para desbloquear automaticamente o vosso dispositivo Android sempre que o telefone estiver ligado a esse dispositivo.

  1. seleccionem Adicionar dispositivo confiável para ver os dispositivos aos quais o utilizador está ligado atualmente via Bluetooth ou os dispositivos aos quais já se conectou.
  2. Seleccione o dispositivo na lista que deseja usar como um “dispositivo confiável”.
  3. Depois de selecioná-lo, surge uma janela de confirmação para aprovar o uso desse dispositivo como um dispositivo confiável. Seleccione Sim, adicionar.

Dispositivos Android confiáveis, coisas a considerar

O que significa quando habilitamos um “dispositivo confiável” para desbloquear o nosso telefone Android? Isso significa que sempre estiverem dentro do alcance e ligados a esse dispositivo, qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo do smartphone, portanto não o percam de vista.

Existem algumas coisas que devem avaliar antes de habilitar esse recurso no vosso dispositivo Android.

  • O alcance do Bluetooth está entre 10 metros e 400 metros (Bluetooth 5). Tenham em mente de que dentro dessa faixa, se o dispositivo confiável estiver ligado, ninguém vai precisar de pin de ecrã de bloqueio para aceder ao vosso telefone.
  • Se tiverem um dispositivo confiável como fones de ouvido Bluetooth ou um computador próximo ao telefone no escritório ou em qualquer outro local, o telefone permanecerá desbloqueado e qualquer pessoa poderá aceder à vossa informação enquanto estiverem ligados aos dispositivo confiável.
  • A melhor abordagem para usar o recurso Android Trusted Devices é escolher os dispositivos ligados por Bluetooth estão sempre com vocês, como um relógio inteligente.
Android Smart Lock. Desbloqueiem o vosso Android com máscara sem Pin nem impressão digital 4
Android Smart Lock. Desbloqueiem o vosso Android com máscara sem Pin nem impressão digital 11

Os “dispositivos confiáveis” do Android são exatamente isso, os dispositivos que se estão dentro do alcance do telefone, devem sinalizar o facto de que o utilizador está presente e em posse do seu próprio telefone. É da vossa responsabilidade garantir que os dispositivos confiáveis ​​que adicionam a esta lista sejam dispositivos nos quais confiam que vão representar que estão na posse do vosso próprio telefone.

Android Smart Lock. Desbloqueiem o vosso Android com máscara sem Pin nem impressão digital 6

Não adicionem dispositivos como dispositivos domésticos inteligentes ou computadores que possam estar próximos ao telefone, mesmo quando vocês não estiverem presentes. Isso pode permitir que outras pessoas acedam ao vosso dispositivo Android.

Usar Android Smart Lock

Todos os recursos do Smart Lock estão disponíveis para uso se estiverem a correr a versão mais recente do Android.

Dispositivos confiáveis ​​Android é um recurso Smart Lock seguro, pois garante que o telefone está perto de um dispositivo que o utilizador sabe que sempre terá consigo, como um relógio inteligente.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!