Android Geek
O maior site de Android em Português

Android O permite definir timeouts para notificações

Algumas notificações são simplesmente chatas. temos exemplos como o caso da Fitbit que nos incomoda com quantos passos demos, e competições semanais ou o Ebay que insiste em nos avisar que um dos artigos da nossa watchlist está acabar, entre estas há imensas, jogos, redes sociais, etc...

Claro que há algumas notificações que são importantes de ler, independentemente de quanto tempo já passou desde que a recebemos, outras nem por isso. Para essas notificações - e os developers que são simpáticos o suficiente para se preocupar com os utilizadores- aproveitam que o Android O tem um recurso incrível: timeout, este permite aos developers definirem um tempo após o qual a notificação desaparece.

Esta opção pode  ser útil para limpar a desordem de notificações, ao qual perdemos algum do nosso tempo precioso a limpar.

Foi graças ao developer português João Dias no qual tem o seu projecto joaoapps e é conhecido pelas suas automatizações de aplicações, que trouxe este recurso à nossa atenção. Depois de descobri-lo, ele actualizou  a auto-notificação para todos (e não apenas para dispositivos com Android O).

O vídeo mostra uma notificação que desaparece após 5 segundos e é uma boa demonstração de como os "timeouts" devem funcionar no Android O.

Esta é, obviamente, diferente da opção nativa snooze de notificações do Android O. Snoozing é universal para todas as notificações e controlável pelo utilizador, onde podemos escolher que notificação ocultar e depois de quanto tempo ele deve reaparecer. Os timeouts são principalmente controlados por developers e uma vez que o tempo decorrido passe, a notificação desaparece completamente.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais