Android Geek
O maior site de Android em Português

Android O com problemas de compatibilidade com algumas aplicações

Aparentemente o Android O está a ter alguma problemas com aplicações que escrevam na barra de status. Aplicações como Status, Twilight entre outros não funcionam no Android O Developer Preview, e segundo a documentação para developers do Android não se trata de um bug.

 No passado, certas aplicações eram capazes de funcionar sobre outros aplicações e elementos da interface do sistema para determinadas funções. No caso de Twilight, que visa ajudar os utilizadores a obter um sono melhor, reduzindo a quantidade de luz azul no ecrã principalmente à noite, quando vamos nos deitar, basicamente a aplicação “desenha/escreve” sobre todos os outros elementos da interface do equipamento para dar uma tonalidade diferente ao ecrã.

O Android O altera o potencial que essas aplicações têm ao remover o tipo de janela TYPE_SYSTEM_OVERLAY e substituí-lo por TYPE_APPLICATION_OVERLAY.  Desta forma aplicações como o Twilight perdem “permissões” de sistema, mais precisamente no caso do Twilight vai impedir a aplicação de alterar partes da barra de status e teclado, que no final acaba por derrotar a finalidade do aplicativo.

Android O com problemas de compatibilidade com algumas aplicações 1

O Android O Developer Preview não reflecte necessariamente a versão final do produto que o Google lançará no final do ano,  as coisas podem mudar antes disso. No entanto, isso provavelmente está associada a uma preocupação de segurança, logo o Google pode não estar muito inclinada a alterá-la novamente.

As actualizações do Google para Android muitas vezes eliminam a necessidade de determinadas aplicações à medida que sua funcionalidade principal é instalada na plataforma. por norma é decepcionante para os developers , mas para os consumidores ficam sempre com uma alternativa viável. Um modo nocturno pode compensar para o caso da aplicação Twilight, mas não temos tanta certeza sobre outras no mercado.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link