Android 13 mais agressivo que nunca com as permissões e processos em 2º plano

Esta medida de segurança aumentada destina-se a tornar os dispositivos Android mais seguros, mas pode causar alguns inconvenientes para os utilizadores. Embora a maioria dos telefones Android ainda não tenha o Android 12, o Google já está a distribuir a pré-visualização para programadores do Android 13.

O Android 13 é a nova versão do sistema operativo Android que é mais agressiva com permissões do que as versões anteriores. Mesmo os processos que normalmente teriam acesso a certas partes do sistema estão agora a ser negados por defeito. Esta medida de segurança aumentada destina-se a tornar os dispositivos Android mais seguros, mas pode causar alguns inconvenientes para os utilizadores.

Embora a maioria dos telefones Android ainda não tenha o Android 12, o Google já está a distribuir a pré-visualização para programadores do Android 13. É uma versão em que estamos gradualmente a ver as novas funcionalidades que chegarão ao sistema final. Ontem, foi lançado o segundo Developer Preview.

Android 13 mais agressivo que nunca com as permissões e processos em 2º plano 1

Com ela surgem algumas das mudanças mais relevantes nos últimos anos para o sistema, embora possam passar despercebidas num primeiro olhar. Temos novas permissões no Android, podemos controlar permissões sensíveis com um único toque e até varrer processos de fundo a partir da barra de estado.

O Android 13 vem com mais mudanças do que o esperado

Permisos

As Pré-visualizações para programadores são pequenas actualizações cumulativas que normalmente não são acompanhadas por novas características visiveís aos utilizadores finais. No entanto, este DP2 tem a sua parte de novidades interessantes. Antes de mais, temos agora uma alternância que nos permite controlar todas as permissões sensíveis de uma forma unificada. Estamos a falar de permissões de câmara, microfone e localização.

O Android 13 tem uma nova configuração para controlar permissões sensíveis a partir de um único painel

Se não quisermos que as aplicações possam utilizar estas permissões, mesmo que em algum momento as tenhamos concedido, só teremos de clicar no novo atalho “Segurança”. A partir daí, podemos revogar as permissões de todo o sistema.

Permiso Notificaciones Android 13

Em segundo lugar, uma nova permissão chega ao Android: a permissão de notificações. Até agora, as aplicações podiam enviar notificações por defeito, assim que fossem instaladas. A partir desta versão, teremos de lhes dar permissão no pop-up que aparecerá assim que a aplicação for instalada.

Pela primeira vez no Android, podemos fechar aplicações que estão a correr em segundo plano a partir da barra de estado, tocando no “X” ao lado dos seus ícones

Mas a grande novidade é a nova possibilidade de controlar os processos de fundo. Para impedir a execução de uma aplicação, até agora era necessário ir a configurações, lista de aplicações, e a partir da página da própria aplicação autorizar o encerramento da mesma. Agora, a partir da própria barra de estado ser-nos-ão mostradas as aplicações em primeiro plano, podendo fechá-las num único toque.

Uma montanha de novas permissões

Gestor De Permisos

O Android 13 também vem com uma bateria de novas permissões, incluindo ‘Música e outros ficheiros áudio’, ‘Fotos e vídeos’, ‘Dispositivos próximos’ e a permissão de ‘Ficheiros e documentos’.

O objectivo destas novas permissões é ter ainda mais controlo sobre o comportamento das aplicações, controlando o seu funcionamento e sendo capaz de o gerir através do gestor de permissões. Da mesma forma, o sistema avisar-nos-á quando uma aplicação utilizar demasiada bateria, pelo que teremos mais facilidade em fechá-la.

Finalmente, o Android 13 torna-se ainda mais restritivo com a permissão que permite às aplicações ler o estado do telefone. O Android 13 restringe o número de dados enviados para aplicações que utilizam esta permissão.

O lançamento de ontem da Developer Preview para o Android 13 revelou-se cheio de novas funcionalidades e alterações. Embora muitas delas possam passar despercebidas, são importantes para moldar o futuro do Android. Fique de olho no AndroidGeek para mais informações sobre todas as últimas novidades tecnológicas!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!