Android Geek
O maior site de Android em Português

O Android Q é simplesmente Android 10! Acabaram os nomes de sobremesas

A identidade da marca do Android está a evoluir. À medida que continuam a desenvolver o Android para todos, a Google quer garantir que a marca seja o mais abrangente possível. Como tal, estão a lançar uma nova imagem mais moderna e mais acessível. Vejam aqui como a marca Android evoluiu na última década e conheçam o novo logotipo.

Durante a última década, a plataforma aberta do Android criou uma comunidade próspera de fabricantes e programadores que alcançam um público global com os seus dispositivos e aplicações. Todo este desenvolvimento expandiu-se para telefones, tablets, carros, relógios, TVs e muito mais - com mais de 2,5 mil milhões de dispositivos ativos em todo o mundo. À medida que a Google continua a desenvolver o Android para todos na comunidade, a marca deve ser o mais inclusiva e acessível possível, e acreditam que podem melhorar de diversas maneiras.

O Google sempre nomeou as suas novas versões do Android com nomes de sobremesas. Começou com o Android 1.5 nome de código "Cupcake" há cerca de uma década atrás e agora está na altura de batizar o Android Q

 

Android Q é apenas Android 10

Em primeiro lugar, mudaram a forma como nomeiam os lançamentos. A equipa de engenheiros sempre utilizou nomes de código internos para cada versão, com base em guloseimas ou sobremesas saborosas por ordem alfabética. Esta tradição da nomeação tornou-se uma parte divertida do lançamento quer interna quer externamente. Mas, ao longo dos anos, ouvimos comentários de que os nomes nem sempre foram compreendidos por todos na comunidade global.

O Android Q é simplesmente Android 10! Acabaram os nomes de sobremesas 1

Por exemplo, L e R não são diferenciados quando ditos em alguns idiomas. Então, quando algumas pessoas escutaram Android Lollipop em voz alta, não ficou claro que este termo se referia à versão depois do KitKat. É ainda mais difícil para os novos utilizadores do Android, que não estão familiarizados com a convenção da denominação, perceber se o telefone está a correr a versão mais recente. Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns locais, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um deleite popular em muitos locais  do mundo.

Tratando-se de um sistema operativo global, é importante que estes nomes sejam claros e relacionáveis para todas as pessoas no mundo. Assim, a próxima versão do Android simplesmente utilizará o número da versão e será chamada de Android 10.  A Google refere acreditar que esta alteração ajuda a tornar os nomes das versões mais simples e intuitivos para a comunidade global. E enquanto existem muitas sobremesas "Q" tentadoras por aí, acham que na versão 10 e em 2,5 mil milhões de dispositivos ativos, está na altura certa para levar a cabo esta mudança.

Android antes dos nomes de sobremesa

Em novembro de 2007, o beta Android foi lançado. A 5 de novembro, o primeiro beta e o SDK 12, com uma série de versões beta antes da final:

  • Versão m3-rc22a7 (16 de novembro de 2007)
  • Versão m3-rc37a8 (14 de dezembro de 2007)
  • Versão m5-rc149 (13 de fevereiro de 2008)
  • Versão m5-rc1510 (3 de março de 2008)
  • Versão 0.911 (18 de agosto de 2008)

Na Wikipedia sobre as versões do Android (Inglês), chamam às primeiras versões  "Astro" e "Bender" a 1.0 e 1.1, nomes que não se encaixam nos apelidos de sobremesa que tradicionalmente vimos. É aí que os engenheiros do Android Jean-Baptiste Queru, Dianne Hackborn e Romain Guy esclareceram que No início, esses nomes nem existiam, mas que a partir de 2009 eles decidiram nomear as Builds para evitar confusão (para dizer por exemplo "rc30" e existem tanto o 1.0-rc30 quanto o 1.1-rc30 entre outros).

Foi quando decidiram usar uma nova nomenclatura, começando com CRA29 para a terceira versão do software (Android 3.0), então decidiram escolher nomes que se encaixassem em ordem alfabética. E como sabemos o Donut, foi o primeiro nome de sobremesa seguindo esta ordem, e que depois se seguiu o Cupcake para o terceiro, e as restantes sobremesas por ordem alfabética.

Eles esclareceram que no início existia a abordagem de recorrer a nomes de robôs também para seguir uma ordem alfabético, mas que o plano mudou e finalmente decidiram-se por nomes de doces, isso muda agora com o Android Q.

Um design renovado para a marca

 

A marca Android tem evoluído ao longo do tempo. Em 2014, atualizaram o logotipo e a respectiva cor e, este ano, apresentam uma imagem mais moderna e acessível.

                                                                         O Android Q é simplesmente Android 10! Acabaram os nomes de sobremesas 2

O design do logotipo inspira-se no membro não humano mais reconhecido da comunidade, o robot Android. O robot é de todos na comunidade, e tem sido um símbolo de diversão e curiosidade no coração do Android. Agora, tem um lugar especial no logotipo.

Também alteraram o logotipo de verde para preto. É uma pequena mudança, mas a Google refere que o verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais. O logotipo geralmente é emparelhado com cores que dificultam a respectiva visualização. Por isso, criaram um novo conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste.

A próxima evolução do Android 

A Google vai começar a utilizar o novo logotipo nas próximas semanas a par do lançamento final do Android 10.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais