Android Geek
O maior site de Android em Português

O Android Q é simplesmente Android 10! Acabaram os nomes de sobremesas

A identidade da marca do Android está a evoluir. À medida que continuam a desenvolver o Android para todos, a Google quer garantir que a marca seja o mais abrangente possível. Como tal, estão a lançar uma nova imagem mais moderna e mais acessível. Vejam aqui como a marca Android evoluiu na última década e conheçam o novo logotipo.

Durante a última década, a plataforma aberta do Android criou uma comunidade próspera de fabricantes e programadores que alcançam um público global com os seus dispositivos e aplicações. Todo este desenvolvimento expandiu-se para telefones, tablets, carros, relógios, TVs e muito mais - com mais de 2,5 mil milhões de dispositivos ativos em todo o mundo. À medida que a Google continua a desenvolver o Android para todos na comunidade, a marca deve ser o mais inclusiva e acessível possível, e acreditam que podem melhorar de diversas maneiras.

O Google sempre nomeou as suas novas versões do Android com nomes de sobremesas. Começou com o Android 1.5 nome de código "Cupcake" há cerca de uma década atrás e agora está na altura de batizar o Android Q

 

Android Q é apenas Android 10

Em primeiro lugar, mudaram a forma como nomeiam os lançamentos. A equipa de engenheiros sempre utilizou nomes de código internos para cada versão, com base em guloseimas ou sobremesas saborosas por ordem alfabética. Esta tradição da nomeação tornou-se uma parte divertida do lançamento quer interna quer externamente. Mas, ao longo dos anos, ouvimos comentários de que os nomes nem sempre foram compreendidos por todos na comunidade global.

Por exemplo, L e R não são diferenciados quando ditos em alguns idiomas. Então, quando algumas pessoas escutaram Android Lollipop em voz alta, não ficou claro que este termo se referia à versão depois do KitKat. É ainda mais difícil para os novos utilizadores do Android, que não estão familiarizados com a convenção da denominação, perceber se o telefone está a correr a versão mais recente. Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns locais, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um deleite popular em muitos locais  do mundo.

Tratando-se de um sistema operativo global, é importante que estes nomes sejam claros e relacionáveis para todas as pessoas no mundo. Assim, a próxima versão do Android simplesmente utilizará o número da versão e será chamada de Android 10.  A Google refere acreditar que esta alteração ajuda a tornar os nomes das versões mais simples e intuitivos para a comunidade global. E enquanto existem muitas sobremesas "Q" tentadoras por aí, acham que na versão 10 e em 2,5 mil milhões de dispositivos ativos, está na altura certa para levar a cabo esta mudança.